Após a primeira grande seleção no dia de ontem, o Tour de Romandie continuou com uma etapa de média montanha em torno de Cossonay, um final algo inclinado que seria ultrapassado por 3 vezes ao longo do dia. Dia de muito trabalho para a Team Visma|Lease a Bike, confiante em Matthew Brennan apesar da dureza existente. A equipa neerlandesa foi a formação mais empenhada no pelotão, a par da equipa do líder Alex Baudin, a EF Education. O dia ficou marcado por uma fuga composta por Bauke Mollema, Huub Artz e Stefan Küng.
Dos três fugitivos, Kung viria a ser o mais combativo, pedalando em solitário entre os 53 e os 11 quilómetros para o fim. O já reduzido pelotão dirigiu-se, a grande velocidade, para o sopé da subida final em Cossonay, com a Soudal Quick-Step a aparecer nesta fase importante. A equipa belga liderou nos primeiros metros de subida, depois apareceu a Movistar e, à entrada do quilómetro final, sem ninguém para trabalhar o momento de hesitação que viria a decidir a etapa. Jay Vine leu a corrida na perfeição, atacando no momento certo.
Um quilómetro para o fim, o australiano ganhou um espaço importante que não viria a ser fechado até ao final. Triunfo para Vine, mais um para a UAE Team Emirates na temporada! A 2 segundos, Lenny Martinez superou João Almeida na luta pelo 2º lugar e pelas bonificações. Alex Baudin chegou no pelotão e mantém a liderança do Tour de Romandie, com João Almeida a subir a 7º, a 49 segundos do francês.