Ao quarto dia de Volta a Suíça, a primeira etapa de alta montanha! Os primeiros 110 quilómetros eram relativamente planos e isso levou a que a corrida fosse feita a alta velocidade. Nem uma fuga com nomes fortes como Neilson Powless, George Zimmermann, Quinn Simmons, Thomas Gloag e Larry Warbasse conseguiu ter uma vantagem muito sólida. A grande subida do dia, o Splügenpass, aparecia a 56 quilómetros do fim e a UAE Team Emirates começava a impor um ritmo cada vez mais alto e a reduzir o grupo principal.



Fuga apanhada nas primeiras rampas, cada gregário ia fazendo o seu trabalho e coube a João Almeida dar a estocada final. O português, com o seu estilo característico, colocou-se na frente do grupo e os seus rivais foram cedendo, até ficar sozinho a 49 quilómetros do fim, a pouco menos de 2 quilómetros do alto da subida. O ciclista da UAE Team Emirates iniciou um contra-relógio individual e, até ao topo da subida, gahou 50 segundos para o grupo perseguidor com Vauquelin, Gall, Castrillo, Van Wilder, Onley, Champoussin e Riccitello. O líder Gregoire estava a 1:30.

Na longa descida que se seguiu, com mais de 30 quilómetros, Almeida manteve a diferença para os mais diretos perseguidores, só que esse grupo viria a aumentar, com destaque para a entrada de Gregoire. 11 ciclistas na perseguição mas fraco entendimento, existiam muitos ataques e contra-ataques e, dessa forma, quem acabou por sair a lucrar foi João Almeida.



Sempre ao seu ritmo, o ciclista da A-dos-Francos pedalou rumo a uma grande vitória em etapa, a 6ª da temporada. O grupo perseguidor chegou partido, com os sucessivos ataques, com Oscar Onley a ser 2º a 40 segundos, Ben O’Connor 3º a 42 e o grupo de Romain Gregoire a 1 minuto. Na geral, Gregoire mantém a liderança com 25 segundos de vantagem para Vauquelin e 29 para Alaphilipp. João Almeida já é 7º a 2:07.

By admin