A última etapa em linha da Volta a Suíça prometia muito, com a classificação geral ainda em aberto e com mais uma chegada num topo, os primeiros lugares poderiam voltar a mexer. Depois de um começo bastante atacado, cerca de 30 quilómetros muito rápidos, o pelotão deu liberdade a 7 ciclistas para formar a fuga do dia, sendo eles Quinn Simmons, Aleksandr Vlasov, Junior Lecerf, Felix Engelhardt, Frank van den Broek, Tiesj Benoot e Hugo Houle.



Mesmo sem nenhum perigo evidente para a classificação geral, o pelotão manteve sempre a fuga debaixo de olho, principalmente devido ao trabalho de várias equipas, como Jayco AlUla, UAE Team Emirates e Tudor. A corrida manteve-se sem mudanças até a penúltima subida onde, a 21 quilómetros do fim, João Almeida decidiu atacar! O português mexeu de longe.

Sem mais ataques, tudo ficou para se decidir na subida final. Gall foi o primeiro a atacar mas Almeida, Onley e Alaphilippe conseguiram juntar-se já dentro do quilómetro final. Vauquelin tentou a surpresa a 400 metros do fim mas João Almeida estava bem preparado e esperou pelos últimos 160 metros para desferir um ataque fortíssimo rumo à vitoria. Onley foi 2° e o francês 3°, com Gall a terminar a 4 segundos.




Na geral, Vauquelin mantém a liderança à partida para o contra-relógio decisivo. São 33 segundos que separam o francês da Arkea de João Almeida que subiu a 2° no dia de hoje.

By admin