Dia de todas as decisões na Volta ao Algarve, com o contra-relógio final da competição nacional a terminar no Alto do Malhão. Seria no topo desta icónica subida que ser iria coroar o novo vencedor da Algarvia numa etapa que se iniciou às 13:31 com Pedro Andrade a ser o primeiro a fazer-se à estrada.




O primeiro grande tempo de referência veio por intermédio de Wout Van Aert. O belga até estava a fazer pior que Filippo Ganna na primeira fase plana, no entanto recuperou tudo até entrar no Malhão e alargou a vantagem na subida, terminando com 28:36. Durante muito tempo, apenas Antonio Tibério se conseguiu aproximar de Van Aert, ficando a 3 segundos, sendo depois preciso esperar pelos homens da geral. Luta não só pela etapa mas também pela camisola amarela e vitória final!

Primoz Roglic desiludiu e terminava a 27 segundos, pouco antes de chegar Jonaa Vingegaard. O dinamarquês fez um contra-relógio em crescendo, acabando com 28:25, menos 11 segundos que o seu companheiro de equipa. O campeão nacional António Morgado esteve uns furos abaixo, cedendo 1:21, João Almeida foi de muitos menos a mais, terminando a 31 segundos, Laurens de Plus ficou a 37 segundos, e Jan Christen a 1:17.

Com esta recuperação, Vingegaard sagrou-se vencedor falecer Volta ao Algarve. João Almeida termina em 2° a 15 segundos e Laurens de Plus foi 3° a 24 segundos.

By admin