Foto: Tim de Waele/Getty Images

O pelotão do Tirreno-Adriatico tinha mais uma longa etapa para ultrapassar esta Quinta-Feira, outra ligação superior a 200 kms que não contou com Mark Padun e Mads Wurtz Schmidt entre os participantes. As ProTeams deram tudo por tudo e preencheram a fuga, com Lorenzo Quartucci, Davide Bais, Mirco Maestri, Alexander Kamp, Jonas Abrahamsen e Alex Tolio. As equipas dos sprinters tinham que gerir a diferença e ao mesmo tempo não forçar demasiado o ritmo pois havia uma longa subida de 17 kms para ultrapassar, Davide Bais passou a liderar a classificação da montanha e o sexteto entrou nos 75 kms finais com quase 5 minutos de avanço perante uma perseguição de Lidl-Trek, Soudal-Quick Step e Alpecin-Deceuninck.

Os sprinters mais possantes e com menos capacidade ficaram para trás, Sheffield e Valter chegaram a ir ao chão e Juan Ayuso furou, até que a cerca de 30 kms da meta a fuga dividiu-se e de uma forma lógica ficaram Kamp, Maestri e Abrahamsen a lutar contra o pelotão, com 1 minuto de vantagem. O trio teimava em resistir até porque no pelotão não havia grandes blocos de perseguição e foi um grande esforço de Michal Kwiatkowski dentro dos 4 kms finais a quase fechar um espaço que estava complicado de fechar.




A Intermarche-Wanty fez uma boa aproximação ao quilómetro final com Mike Teunissen, o problema é que ficou sem elementos de trabalho muito cedo e Abrahamsen ainda deu o tudo por tudo nessa fase. As esperanças do norueguês aumentaram quando depois da última curva Thomas Pidcock ficou na frente do pelotão “entalado”, só que o britânico optou por lançar o sprint a 400 metros da meta com todos os puros sprinters na roda. Philipsen lançou o seu esforço com Girmay e Milan na roda, o eritreu ainda tentou fechar o italiano, mas o ciclista da Lidl-Trek estava endiabrado, ultrapassaram Abrahamsen nos últimos 100 metros e Jonathan Milan triunfou diante de Jasper Philipsen e Corbin Strong, com Girmay em 4º e Abrahamsen em 7º, muito próximo de uma grande vitória. Desta forma o ciclista da Lidl-Trek ultrapassou Juan Ayuso graças às bonificações conquistadas e ascendeu à liderança da prova.

By admin