Segunda etapa de montanha consecutiva na Vuelta, hoje um dia mais curto, com 136 quilómetros mas também ele muito duro. Início muito rápido, várias equipas interessadas em ter ciclistas na fuga, até que com 20 quilómetros percorridos tivemos, finalmente, acalmia no grupo. Ficavam 23 ciclistas na frente, entre os quais Marc Soler, Mikkel Bjerg, Victor Campenaerts, Jefferson Cepeda, Bruno Armirail, Andrea Bagioli, Finlay Pickering, Jesus Herrada e Jan Hirt.
A Visma|Lease a Bike foi controlando a diferença para a frente, com a fuga a entrar com 5:30 no Puertu de San Llaurienzu. A corrida mudava nesse momento, com a UAE Team Emirates a aparecer por intermédio de Ivo Oliveira. O campeão nacional começava a aumentar o ritmo, seguiu-lhe Domen Novak e, depois, Juan Ayuso e foi ao ritmo do espanhol que o grupo dos favoritos perdeu muitas unidades, incluindo Giulio Ciccone e Egan Bernal.
Num instante foi a feita a descida e a aproximação à subida final, com a UAE a sair reforçada com Mikkel Bjerg antes de Jay Vine entrar ao trabalho. Na frente, a equipa árabe também dominava, com Marc Soler a isolar-se a 16 quilómetros do fim e a procurar mais uma vitória para a sua equipa. O trabalho da UAE Team Emirates terminou a 3 quilómetros do fim, quando Giulio Pellizzari passava a comandar o grupo. Apesar de tudo, Soler mantinha-se na frente, com mais de 2 minutos de vantagem para este grupo e com a vitória à vista.
Foi já dentro do quilómetro final que surgiram os ataques, com Jai Hindley a mexer! Jonas Vingegaard e João Almeida seguiram prontamente o australiano que continuava a forçar, pois Tom Pidcock estava para trás e ganhava tempo para a geral. Almeida e Vingegaard dispararam nos últimos metros, luta pelas bonificações, com o líder da Vuelta a superar o português, conseguindo ganhar 2 segundos nas bonificações. Hindley chegou 4 segundos depois, Gall cedeu 9 e Pelizzari, Riccitello, Pidcock e Kuss 14. Na geral, Vinegegaard tem 48 segundos de vantagem para João Almeida e Pidcock continua em 3º a 2:38 mas Hindley está cada vez mais perto.