A terceira etapa do Tour of Oman trazia a primeira chegada em alto da prova, no alto da East Mountain (3,5 kms a 7,6%). O início da tirada trouxe uma situação pouco habitual, com o líder Baptiste Veistroffer a estar presente na fuga do dia, onde Rui Oliveira também estava, na companhia de Quentin Pacher, Jensen Plowright, Alex Baudin, Jonas Hvideberg e Stanislaw Aniolkowski. Este grupo colaborou muito bem, chegou a ter mais de 7 minutos de vantagem para o pelotão onde a UAE Team Emirates, mesmo com a presença de Oliveira na frente, era quem assumia as despesas de perseguição.
A fuga ainda aguentou na frente até à subida final, foi apanhada a 2500 metros do fim por um pelotão que já vinha bastante reduzido devido a uma grande queda que aconteceu a 7 km da chegada. Com a escapada alcançada, Nairo Quintana foi o primeiro a atacar no grupo principal, uma movimentação respondida pela Jayco AlUla.
O ritmo da equipa australiana era brutal, o grupo dos favoritos era cada vez mais reduzido e não foram precisos ataques para ficarem poucos na frente, Depoois de um fabuloso trabalho da sua equipa, Mauro Schmid lançou o sprint da frente, aguentou a carga de Christian Scaroni e conquistou a vitória, a 2ª em poucos dias. A 3 segundos, em 3º, uma das surpresas do dia, no norueguês Martin Tjøtta. Hoje já foi um dia com diferenças importantes, com destaque para a perda de 22 segundos por parte de Adam Yates. Schmid é o novo líder da competição.