Primeiros quilómetros loucos nesta 19ª etapa do Giro 2025, uma subida a abrir a jornada e 4 ciclistas saíram de lá com alguma vantagem, Nicolas Prodhomme, Bart Lemmen, Mattia Cattaneo e Georg Steinhauser. Muitas equipas estavam insatisfeitas com a situação e os ataques continuaram no vale, ficando um grupo com mais de 30 elementos na frente da corrida, Tiberi era o ciclista mais perigoso na geral estando a 14 minutos e quase todas as equipas estavam representadas na fuga. O ritmo da UAE permitiu uma vantagem de 3 minutos e no Col Saint Pantaleon já vimos outras equipas a forçar o ritmo.
Quem abriu as hostilidades foi a Red Bull-Bora, depois Israel-Premier Tech e por fim Visma-Lease a Bike tentaram forçar o ritmo, o que diminuiu muito o grupo dos favoritos (Poole e Pidcock ficaram para trás). Na fuga fez-se a selecção natural, resistiram Nicolas Prodhomme, Igor Arrieta, Antonio Tiberi e Carlos Verona, com Louis Meintjes, Bart Lemmen e Pello Bilbao por perto. O Col du Joux foi uma desilusão tendo em conta o que se estava à espera em termos de espectáculo, Nicolas Prodhomme foi deixando os seus companheiros de aventura para trás e coroou no topo com 50 segundos para o grupo dos favoritos, onde a UAE ainda tinha Majka e McNulty a controlar, os únicos que se mexeram foram Carapaz e Pellizzari, mas não fizeram estragos.
O francês da Decathlon-Ag2r foi mantendo o ritmo num esforço heróico perante a perseguição de Rafal Majka e até alargou a diferença. O ataque mais forte de Richard Carapaz só surgiu a 2 kms do alto e só Isaac del Toro teve capacidade para seguir na roda do equatoriano e teve ordens para não colaborar. Nicolas Prodhomme teve tempo para festejar a maior vitória da carreira e novamente em Itália, depois de ter ganho no Tour of the Alps, enquanto Isaac del Toro superou Richard Carapaz na luta pelo 2º lugar e pelos 6 segundos de bonificação.
O resto do grupo dos favoritos chegou a 24 segundos deste duo, com o incidente de queda de Giulio Pellizzari na última curva, aparentemente sem consequências de maior. Na classificação geral Carapaz fica a 43 segundos e Simon Yates a 1:21.
Results powered by FirstCycling.com