O vento soprou, a Quick-Step dominou, mas no final van der Poel ganhou!

O UAE Tour começou de forma curiosa, com bordures! É verdade, o vento esteve presente praticamente desde o primeiro metro e as estradas expostas ajudaram à festa. Depois de alguns cortes e reagrupamentos viria a formar-se um grupo decisivo e que viria a marcar a jornada de hoje. Com 26 elementos e nomes como Tadej Pogacar, Fernando Gaviria, Adam Yates, Mathieu van der Poel, Damiano Caruso, Elia Viviani, João Almeida, Michael Morkov (a Quick Step tinha 5 elementos), David Dekker e Emils Liepins.




Uma situação absolutamente perfeita para João Almeida, que tinha 4 colegas na frente e aproveitava para somar 6 segundos de bonificação nos sprints intermédios, com Tadej Pogacar a somar 2 segundos também. O ciclista português ficava com vantagem sobre os seus rivais na geral, rivais que ficavam praticamente reduzidos a Yates e Pogacar, isto porque a diferença para o 2º grupo cresceu imenso nos últimos 40 kms, passando mesmo os 4 minutos.

Dentro dos 10 kms finais João Almeida ainda tentou atacar, mas uma companhia pouco cooperante anulou o esforço do português. A Quick-Step continuou a usar a sua superioridade numérica e Mattia Cattaneo conseguiu abrir um espaço importante para os restantes, enquanto os seus colegas iam perturbando a perseguição.




O italiano foi apenas alcançado já dos 2000 metros finais por um surpreendente…Fernando Gaviria, que optou por tentar a sua sorte ainda bem longe da meta. O colombiano foi anulado a 1 km da meta e voltou a Quick-Step para a frente, para tentar lançar Michael Morkov. O lançamento foi algo atabalhoado e saiu por cima o incontornável Mathieu van der Poel, que ganhou com alguma folga diante de David Dekker e de Michael Morkov.

Tadej Pogacar foi 6º e depois do esloveno houve um corte de 3 segundos para João Almeida e Adam Yates. Na classificação geral Mathieu van der Poel lidera, com 4 segundos sobre Dekker, 6 sobre Morkov, 7 para João Almeida e 8 sobre Tadej Pogacar. Amanhã é um dia muito importante com o contra-relógio individual.

, , , , , , , , ,