Última jornada na Volta a Catalunha e com uma classificação geral praticamente sentenciada restava a luta pela etapa e por lugares dentro do top 10 para animar as coisas. Uma tirada disputada nos arredores de Barcelona e que contou com um quinteto em fuga durante a maior parte do dia, Ander Okamika, Idar Andersen, Harrison Wood, Jimmy Janssens e Georg Steinhauser, o alemão particularmente activo nestes últimos dias. Nunca tiveram uma vantagem por aí além e as coisas começaram a animar à entrada dos últimos 50 kms finais, as colinas faziam com que Andersen e Steinhauser ficassem apenas os 2 na frente.

Entrada no circuito final de Montjuic e o espanhol Marc Soler arrancou no pelotão com a companhia de Valentin Paret-Peintre, hoje os gregários de Tadej Pogacar tinham mais liberdade com a vitória do esloveno na geral praticamente garantida. Steinhauser distanciou Andersen, Soler e Paret-Peintre foram apanhados e a Ineos era das equipas mais presentes na frente do pelotão para tentar proteger Egan Bernal. O alemão da EF ainda entrou isolado a 2 voltas do fim, mas com o grupo principal mesmo no seu encalce.




Nessa penúltima volta Guillaume Martin lançou o primeiro ataque, rapidamente respondido e contra atacado por Tadej Pogacar, que no entanto não encontrou companheiros de ataque dispostos a colaborar com ele, havendo um reagrupamento na descida. Thomas de Gendt tentou a sua sorte, anulado pelas equipas da geral e na parte mais dura da última subida Stephen Williams lançou um forte ataque que até Tadej Pogacar teve alguma dificuldade em responder. Ficaram 7/8 ciclistas na frente e não houve colaboração imediata, portanto ainda colaram na frente mais de 1 dezena de corredores.

Última colina a 2 kms da meta e João Almeida aproveitou que as atenções estavam todas em Tadej Pogacar para atacar e ganhar alguns metros, infelizmente para o ciclista português Stephen Williams fechou o espaço e a A2gr ainda tinha 1 elemento para lançar Dorian Godon. Godon e Williams lançaram o sprint ao mesmo tempo, só que Tadej Pogacar estava muito bem colocado e com uma ponta final como só ele sabe bateu a concorrência para ganhar diante de Godon e Guillaume Martin. João Almeida foi 20º, terminou com o mesmo tempo do vencedor e manteve o 9º posto da geral.

 

By admin