Dia decisivo na Volta à Comunidade Valenciana, com a etapa rainha da competição. Muita montanha, não com subidas demasiado longas nem com chegadas em alto mas com terreno mais que suficiente para se fazerem diferenças importantes. Logo nos primeiros quilómetros formou-se a fuga do dia, 8 ciclistas entre os quais os World Tour Julien Bernard, Steff Cras e Lewis Askey, sendo Fernando Tercero o elemento mais perigoso a apenas 19 segundos da liderança.
Esta era uma fuga perigosa e, com as subidas mais longas na fase inicial da etapa, a Red Bull – BORA – hansgrohe impôs um ritmo alto desde cedo o que fez com que todos os fugitivos fossem alcançados a 13 kms da chegada. Foi na subida de Puig de la Llorença que a corrida se decidiu, o pelotão era já reduzido e, depois de muito trabalho da sua equipa, Remco Evenepoel atacou. Antonio Tiberi ainda tentou seguir o belga mas foi sol de pouca dura, o campeão olímpico ficava isolado rumo à vitória na etapa.
Atrás, João Almeida, muito ao seu estilo, foi remontando lugares até entrar no grupo perseguidor na companhia de Tiberi, McNulty , Pellizzari e Sheffield. Sozinho na frente, nunca mais ninguém conseguiu colocar os olhos em cima de Evenepoel que só parou depois do risco de meta, celebrando o 5º triunfo da temporada. A 24 segundos, João Almeida sprintou para o 2º lugar à frente de Pellizzari. Dia de muitas e grandes diferenças, com os ciclistas a chegarem a conta-gotas.
Na classificação geral, Evenepoel é o novo líder da Volta à Comunidade Valenciana, com 29 segundos de vantagem para o português João Almeida e 31 para o seu companheiro de equipa Giulio Pellizzari.
Results powered by FirstCycling.com