A aposta em corridas internacionais da Sabgal/Anicolor é uma realidade que ficou patente na apresentação da equipa. Uma aposta que pelo menos, por agora, não fica só pelas palavras como acontece por vezes no panorama das equipas nacionais. O plantel foi claramente construído com esse propósito e com nomes como Antwan Tolhoek, Mathias Bregnhoj, Oliver Rees ou mesmo Artem Nych e Mauricio Moreira, que já têm experiência nessas andanças. O objetivo a médio prazo é ser a primeira equipa portuguesa estabelecida no segundo escalão do ciclismo mundial.



A W52-FC Porto já por lá esteve 1 ano, mas foi essa a duração dessa aventura, os responsáveis da Sabgal-Anicolor pretendem um projecto mais estável e mais sustentado a esse nível. Veremos se isso acontece já para 2025, por enquanto é preciso construir um calendário que também atraia ciclistas da qualidade e gabarito dos que foram contratados para 2024, dificilmente teriam vindo se assim não fosse.

A primeira prova oficial do calendário da Sabgal-Anicolor será Tour Colombia, corrida que decorre na América do Sul de 6 a 11 de Fevereiro, poucos dias antes da Volta ao Algarve (14 a 18 de Fevereiro). Pela proximidade das datas e pelo facto dos ciclistas ainda terem de fazer uma longa viagem, o mais provável é que poucos nomes, ou mesmo nenhum, faça as 2 corridas.

A Volta a Colômbia terá a presença de 3 equipas do World Tour (Movistar de Quintana e Sosa, EF de Richard Carapaz e Astana de Cavendish e Tejada) e ainda uma selecção nacional repleta de estrelas, como Daniel Martinez, Sergio Higuita ou Egan Bernal, para além de uma Team Medellin que deverá alinhar com Miguel Angel Lopez.



Para além desta corrida por etapas, Frederico Figueiredo referiu numa entrevista que concedeu à agência Lusa que os seus objetivos a nível internacional para este ano seriam o Gran Camiño e a Volta às Astúrias porque o perfil destas provas que assentam bem. Podemos então assumir que, em princípio, estas corridas também farão parte do calendário da Sabgal/Anicolor. O Gran Camiño decorre de 22 a 25 de Fevereiro, já no ano passado contou com a presença de 4 formações lusas, e a Vuelta as Astúrias será de 26 a 28 de Abril e é uma corrida que habitualmente também conta com algumas equipas nacionais.

 

Foto: Facebook Sabgal/Anicolor

By admin