Apesar de não ter muitas dificuldades perto do final, a etapa de hoje da Volta à Comunidade Valenciana era tudo menos fácil, devido à orografia da primeira metade e por a geral estar presa por segundos. Jon Agirre, Hugo Houle e Diego Uriarte formaram a curta fuga do dia, um grupo de três ciclistas controlado ao longe pelo pelotão quase sempre liderado por UAE Team Emirates – XRG e Lidl-Trek, uma vez que tiveram quase 9 minutos de vantagem.
A dureza fazia diminuir a diferença e, a 77 quilómetros do fim, Lenny Martinez e Davide Piganzoli tentaram surpreender com um ataque no grupo principal. Este duo não foi muito longe, ao contrário de Pablo Castrillo. O jovem espanhol atacou à falta de 60 quilómetros, conseguindo fazer a ponte para a frente de corrida e, a 47 quilómetros da chegada já estava em solitário. Castrillo deu tudo o que tinha, mas o pelotão nunca lhe deu muita liberdade, principalmente porque Jonathan Milan estava no grupo e a Lidl-Trek sentia que podia vencer a etapa.
O jovem da Movistar foi só apanhado a 10 quilómetros do fim e seguiu-se um ataque do seu companheiro Jefferson Cepeda. Parecia que o equatoriano iria para a vitória em etapa, sendo apanhado já no quilómetro final, quando a Lidl-Trek estava a tentar lançar Milan. O ritmo de Jakob Soderqvist foi tão alto que Milan não o seguiu e, aproveitando a rampa final, Santiago Buitrago desferiu um forte ataque para a vitória em etapa. O ataque foi tão forte que valeu cortes na estrada para o restante grupo.
Vitória para o colombiano da Bahrain-Victorious, com 6 segundos de vantagem para Milan e Soderqvist e o grupo de João Almeida a chegar a já 10 segundos. Na geral, remontado de Buitrago, com este a ser o novo líder da Volta à Comunidade Valenciana, com 18 segundos de vantagem para João Almeida, antes da etapa final.