Primeiro dia de Campeonatos da Europa de ciclismo de estrada 2025, com 6 provas a decorrer desde a manhã até meio da tarde, todos os escalões tiveram direito à sua prova hoje. Paula Ostiz e Michiel Mouris venceram nos juniores femininos e masculinos, com Gonçalo Rodrigues e Gonçalo Costa a serem 41º e 48º na prova masculina. Nos sub-23, Federica Venturelli e Jonathan Vervenne conquistaram os títulos europeus, com Beatriz Roxo a ser 31ª na prova feminina. Marlen Reusser juntou o título europeu ao título mundial nas elites femininas, com Daniela Campos a ser 25ª.



Para o fim, estava guardada a prova de elites masculinos. João Almeida estava na lista de participantes mas não alinhou à partida para o esforço individual, ainda não se conhecendo o motivo para tal. Vindo de conquistar o título mundial da especilidade, e mesmo com muitas horas de viagem, Remco Evenepoel não deu hipóteses à concorrência. O belga pulverizou os tempos dos seus rivais e completou um percurso de 24 quilómetros em 28:26, uma média de 50,364 kms/h!

O belga deixou Filippo Ganna a 43 segundos, o único que ficou abaixo de 1 minuto de diferença. A grande surpresa ficou no 3º lugar, com o dinamarquês Niklas Larsen, a ficar a 1:08, fazendo melhor 0,6 segundos que o britânico Ethan Hayter. Joshua Tarling completou o top-5 da prova a 1:10. Nelson Oliveira, vindo de lesão, foi 19º a 2:40. É o segundo título europeu da carreira de Remco Evenepoel que, neste momento, é o atual campeão belga, campeão da Europa, campeão do Mundo e campeão Olímpico da especialidade.

By admin