Finalmente a Vuelta chegou a Espanha! Dia de contra-relógio coletivo em Figueres, uma especialidade pouco vista nos últimos anos na modalidade. Uma etapa diferente do habitual que também começou mais tarde que o normal, com a Lotto a ser a primeira equipa a partir, uma formação que terminou o seu esforço em 25:53. Este já era um tempo interessante, sendo que foi preciso esperar pela Lidl-Trek para ver um novo melhor registo, com 25:35, menos 18 segundos que a formação belga.
Uma das derrotadas desta primeira fase era a Jayco AlUla de Ben O’Connor, perdendo 35 segundos para o melhor tempo, fazendo pior que equipas como a Intermarché-Wanty e Alpecin-Deceuninck. Decathlon AG2R La Mondiale Team e INEOS Grenadiers foram duas equipas com homens da geral que se seguiram, com Felix Gall e Egan Bernal respetivamente, terminando a 8 e 7 segundos. A Red Bull – BORA – hansgrohe, de Jai Hindley e Giulio Pellizzari ficou cedo sem Matteo Sobrero devido a equipa, terminando a apenas 3 segundos.
Aguardava-se o grande duelo entre a UAE Team Emirates e a Visma|Lease a Bike. A equipa árabe iniciou forte, geriu a meio e terminou em grande, finalizando com 25:26, menos 9 segundos que a Lidl-Trek, um excelente dia para João Almeida e Juan Ayuso. Já a equipa de Jonas Vingegaard foi de menos a mais, no 2º ponto estava a perder muito tempo (18 segundos), mas terminou forte, cedendo “apenas” 8 segundos.
A Groupama-FDJ não conseguiu defender a camisola vermelha de David Gaudu, terminando a 25 segundos. Contas feitas, Jonas Vingegaard recupera a liderança da Vuelta mas viu Juan Ayuso e João Almeida aproximarem-se, ficando a 8 segundos do dinamarquês. Giulio Ciccone também se encontra perto, a 9 segundos.