A relação entre a UAE Team Emirates e Juan Ayuso não era a melhor desde algum tempo. O espanhol nunca se mostrou o melhor ciclista em prol do coletivo, quando perdia tempo na geral das provas que disputava ou acabava por abandonar ou nada contribuia para os seus líderes e o caso mais recente vai para a Volta a Espanha. João Almeida mostrou-se desagradado com isso após a etapa de ontem afirmando que não teve apoio da equipa.
Ayuso é um ciclista enigmático, tanto faz dias maravilhosos como, de repente, desliga da corrida, tal como ontem. Não é um ciclista de equipa, apenas alguém que trabalha para os seus resultados. Aos 22 anos e, depois de 3 épocas e meia na UAE Team Emirates, vai dar um novo rumo à carreira. Ayuso ainda tinha contrato com a equipa árabe até ao final de 2028 mas ambas as partes chegaram a acordo para a rescisão antecipada do mesmo. Segundo o comunicado da equipa, “uma decisão tomada em resultado de divergências na visão dos planos de desenvolvimento e no alinhamento com a filosofia desportiva da equipa.”
O espanhol vai permanecer na equipa até ao final da temporada e, como tal, vai estar amanhã presente na Vuelta. Se até agora esteve pouco alinhado com a equipa, agora ainda menos esperamos. Teremos Ayuso a fazer a sua corrida e depois a UAE Team Emirates. Se será o mais correto? Duvidamos muito.
Em comunicado, o CEO da UAE Team Emirates afirmou que “O Juan tem sido um talento valioso e estamos gratos pelo que construímos juntos. Ao mesmo tempo, o nosso projeto desportivo sempre se concentrou na continuidade, na harmonia do grupo e na construção de uma equipa vencedora. Acreditamos que, no melhor interesse de ambas as partes, esta decisão é a mais consistente com os valores que definem a nossa organização. A UAE Team Emirates – XRG continuará no seu caminho de crescimento e desenvolvimento, confiante de que a identidade e a força da equipa continuam a ser a nossa base. Desejamos ao Juan muito sucesso no futuro.”
Juan Ayuso também reagiu, começando por “agradecer à equipa pelo apoio e pelas oportunidades que me deram ao longo destes anos. Tive a oportunidade de crescer e competir ao lado dos melhores e sei que o que aprendi fará sempre parte do meu percurso profissional. Agora sinto que está na altura de seguir um caminho diferente, com o mesmo entusiasmo, e desejo sucesso à UAE Team Emirates – XRG no futuro.”