A temporada já está aí a todo o gás e, depois das primeiras clássicas em Espanha, hoje iniciou-se a primeira prova por etapas, com a Volta Comunitat Valenciana, onde João Almeida fazia a estreia na nova época. Danny van der Tuuk, Diego Sevilla, Mats Wenzel e Adam Lewis formaram a fuga do dia, 4 ciclistas de ProTeams à procura de mostrar as cores nos primeiros kms de 2026.
Lidl-Trek e NSN, de Mads Pedersen e Biniam Girmay respetivamente, iam mantendo o quarteto por perto, sempre com um ritmo controlado mas a Red Bull-BORA-hansgrohe estava com outras ideias e, na única subida do dia, o Puerto Los Madroños a 32 kms do fim, decidiu acelerar e fracionou, por completo o pelotão. A fuga foi alcançada já na descida por um grupo principal reduzido a 20 ciclistas e onde, entre os homens da geral, não constava João Almeida.
Alguma desorganização, superioridade numérica da Red Bull-BORA-hansgrohe, e Giulio Pellizzari ao ataque a 17 kms do fim. O italiano abrir 20 segundos de diferença mas, atrás, houve reagrupamento e veio mais força de perseguição com a INEOS e a NSN a iniciarem uma perseguição feroz ao italiano que viria a ser apanhado às portas do quilómetro final. Sem grandes lançadores, o sprint foi lançado de longe, com Ben Turner a abrir as hostilidades.
Foi um esforço longo demais para o britânico que viu, da sua roda, sair Biniam Girmay. O eritreu vinha muito rápido, aguentou com a aproximação final de Arne Marit e, no lançar da bicicleta, conquistou a vitória e a liderança ad Volta Comunitat Valenciana. Giovanni Lonardi completou o pódio da etapa. João Almeida conseguiu reentrar no grupo principal, passando ileso ao primeiro dia de competição.