Dia de todas as decisões na Vuelta a Espanha 2025, dia de chegada à Bola del Mundo! Etapa muito rápida desde o tiro de partida, e nem as duas primeiras subidas logo nos quilómetros iniciais impediram uma velocidade elevada. Foi nessa fase de corrida que se formou a fuga do dia, um numeroso grupo de 35 ciclistas! Destacava-se a presença de Giulio Ciccone, Egan Bernal, Mikel Landa, Bruno Armirail, Santiago Buitrago, Lorenzo Fortunato, Harold Martin Lopez e Eddie Dunbar.
Muitos interesses no pelotão, tudo para decidir na geral e, como tal, UAE Team Emirates e Red Bull-BORA queriam uma corrida rápida e não deram muita margem à fuga. O Puerto de Navacerrada foi feito muito rápido, endurecimento incrível por parte da UAE Team Emirates, com o grupo principal a ficar reduzido a menos de 30 ciclistas e a fuga a estar a apenas 1 minuto. Descida até Navacerrada e, num ápice, os ciclistas voltavam a iniciar a subida, sempre com a equipa de João Almeida no comando do pelotão. Na frente, tinham-se destacado Landa, Ciccone, Van der Lee e Bernal, com o quarteto a entrar com 1:05 de vantagem na subida final.
Ciccone e Landa isolaram-se na frente, no grupo dos favoritos foi Felix Grossschartner a fazer grande parte da subida, até Jay Vine entrar ao serviço a 7 quilómetros do fim. Ao ritmo do australiano, o grupo foi ficando mais reduzido, com Giulio Pellizzari e Felix Gall a serem os únicos do top-10 a descolar até ao Alto de Navacerrada. Viragem para a Bola del Mundo, 3 quilómetros e começou João Almeida a impor ritmo!
João Almeida aumentou a velocidade e ficaram apenas Vingegaard, Hindley, Pidcock e Kuss na sua roda. Com Pidcock a sofrer, Hindley passou para a frente a 2000 metros do fim, um ritmo mais elevado que até colocou em dificuldades João Almeida, mas com o português a cerrar dentes e a manter-se no grupo. 1100 metros para o fim e, numa rampa brutal, o ataque de Vingegaard!
Ataque sem resposta com o dinamarquês a ir para a vitória e a carimbar a Vuelta 2025 na Bola del Mundo! Dia em grande para a Visma, com Kuss a terminar em 2º, a 11 segundos, e Hindley 3º a 13. Pidcock foi 4º a 18 e João Almeida 5º a 22. Na luta pela juventude, Riccitello foi 6º, a 24, ganhou mais de 2 minutos a Pellizzari e conquistou a camisola branca. Na geral, contas feitas, Vingegaard vai vencer a Vuelta com 1:16 de vantagem para João Almeida e Pidcock defendeu o 3º lugar perante Hindley.