A Volta ao Algarve muda novamente de figurino em 2024, continua o formato habitual de 5 etapas em 5 dias, altera-se o traçado de algumas etapas e volta a haver Malhão no último dia. A “Algarvia” começa com uma ligação de 200 quilómetros entre Portimão e Lagos, um final que será previsivelmente ao sprint e que conta com 2 contagens de montanha como atractivo durante a etapa. Aqui não há grandes alterações, é praticamente igual a 2023 quando Alexander Kristoff triunfou.



A montanha entra em prova com o Alto da Fóia, começa a luta pela classificação geral com a sequência Alferce-Pomba-Fóia, uma jornada com início em Lagoa. As diferenças estão muito dependentes do ritmo imposto, mas principalmente da direcção do vento nesse dia, com vento frontal na subida final o cenário mais provável é um sprint em grupo reduzido.

O litoral algarvio recebe a partida e a chegada da 3ª etapa, entre Vila Real de Santo António e Tavira, a maioria da mesma decorre no interior, com um traçado acessível que confere mais uma boa oportunidade aos sprinters. Desta vez vamos ter o contra-relógio ao Sábado, para se jogar tudo por tudo no Domingo. Algo diferente, o esforço individual será em Albufeira, mantém-se a distância entre 20 e 25 quilómetros, neste caso 22,2 quilómetros com algumas colinas à mistura. A romaria ao Alto do Malhão será ao Domingo, uma tentativa para que haja espectáculo e ataques de longe visto que é a última etapa. Com partida de Faro, passagens pela Picota, Vermelhos, Alte e dupla subida ao Malhão, promete ser uma jornada bem explosiva.



Para já estão confirmadas 13 equipas, 10 do World Tour e 3 ProTeams: Alpecin-Deceuninck, Arkea-B&B Hotels, Astana Qazaqstan Team, BORA-hansgrohe, EF Education-EasyPost, Groupama-FDJ, Lidl-Trek, Soudal Quick-Step, Team dsm-firmenich PostNL, UAE Team Emirates, Caja Rural-Seguros RGA, Tudor Pro Cycling e Uno-X Mobility. A estas devem-se juntar as 10 formações Continentais portuguesas.

 

Foto: Volta ao Algarve

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