Ag2r Citroën Team aposta em 2 sprinters franceses para 2021

Já aqui falámos sobre a transformação que a estrutura da Ag2r está a preparar para a próxima temporada, com as saídas de Romain Bardet, Pierre Latour e Alexandre Geniez e a entrada de Greg van Avermaet e 3 outros ciclistas para apoiar o belga e Oliver Naesen nas clássicas (Michael Schar, Gijs van Hoecke e Stan Dewulf).



O facto de não ter nenhum líder para as Grandes Voltas permite à formação francesa entrar nessas provas com o pensamento de discutir etapas. E para isso, a equipa também recrutou 2 sprinters franceses. O primeiro, o maior destaque dos 2, é Marc Sarreau, possante corredor que estava desde 2015 na Groupama-FDJ.

Sarreau claramente subiu o nível a partir de 2018, nesse ano conseguiu 5 vitórias em provas francesas e fez 2 top 5 em etapas na Vuelta e em 2019 alcançou novamente 5 triunfos em provas caseiras, com a diferença de estar mais intrometido nos sprints em provas World Tour e ter obtido resultados mais consistentes ao longo do ano. Sarreau estava um pouco tapado na FDJ, já que o foco da equipa nas principais provas estava em Thibaut Pinot e Arnaud Demare, agora na Ag2r dividirá o papel de líder nos sprints com Clement Venturini e não terá uma equipa focada na classificação geral.



A 2ª contratação trata-se de Damien Touzé, uma jovem promessa que ainda tem muito para evoluir. Touzé foi um muito bom júnior e sub-23, chegando a ser 6º nos Mundiais de estrada sub-23 em 2017, nessa época a correr pela Auber93 conseguiu vários top 10 em provas francesas com apenas 21 anos. Depois em 2018 foi 8º no Tour des Flandres sub-23 e ganhou a classificação por pontos na Volta a França do Futuro, triunfando na etapa 3.

O seu talento era óbvio e a Cofidis decidiu contratar o jovem gaulês. A temporada não lhe correu de feição, esteve muitas vezes tapado por corredores mais experientes, mas conseguiu alguns resultados de valor no final da época e completou a sua primeira Grande Volta, o que muitas vezes é significativo para a capacidade física de um jovem. Touzé é um ciclista rápido e que passa bem as colinas, até se adapta bem às clássicas como o Tour des Flandres, como um termo de comparação, é parecido a Clement Venturini.



, , , , , , ,