1 de Agosto marca a abertura oficial do mercado de transferências no mundo do ciclismo. Muitos dos contratos já estão assinados mas apenas a partir de hoje podem ser tornados oficiais e, logo pelas primeiras horas da manhã, a Uno-X Pro Cycling não perdeu tempo em anunciar a chegada do grande nome do ciclismo norueguês da última década. Falamos, claro está, de Alexander Kristoff.
Aos 35 anos, o Viking regressa a casa, assinando um contrato de 3 anos com a equipa norueguesa, onde será muito mais do que apenas um líder. A sua experiência será fundamental para ajudar os mais jovens a evoluir, numa equipa que se destaca pelo desenvolvimento de talentos escandinavos. Já com 22 ciclistas confirmados para o próximo ano, nomes como Tobias Halland Johannessen, Anthon Charmig e Soren Waerenskjold poderão aprender muito com um dos seus ídolos.
Depois de temporadas mais fracas na UAE Team Emirates, onde foi perdendo espaço ano após ano, o norueguês voltou aos grandes momentos na Intermarché-Wanty, tendo já conseguido 3 vitórias e muitos mais resultados de relevo, o que equivale a, neste momento, 1571 pontos para o ranking UCI. Ora, é aqui que entra outra parte fundamental desta transferência.
É sabido que a Uno-X Pro Cycling quer subir ao World Tour num futuro próximo e a presença de Alexander Kristoff no próximo triénio (2023-2025) poderá ser um passo muito importante para esse cenário. O norueguês já não caminha para novo, deverá vencer poucas vezes, mas é muito regular e isso fará com que some muitos pontos, principalmente, nas clássicas do calendário europeu, onde ainda continua a ser muito forte.
A juntar a isso, a presença de um vencedor de Monumentos e etapas nas Grandes Voltas dará, ainda mais, visibilidade à equipa norueguesa pelo que, a curto prazo, o acesso a mais convites para as competições World Tour também é uma grande possibilidade.