Ontem surgiram as primeiras dificuldades no Giro d’Abruzzo e hoje foi dia para a etapa rainha! Chegada ao alto em Prati di Tivo, num aperitivo daquilo que teremos no próximo mês de Maio no Giro d’Itália. Fuga de 6 ciclistas, com os italianos Marco Tizza e Filippo Fiorelli a serem os mais conceituados e, também, os mais combativos. Ao ritmo da UAE Team Emirates, o pelotão apanhou os últimos resistentes da fuga a 18 quilómetros do fim, ainda antes do sopé de Prati di Tivo. Foi nesse momento que a Astana decidiu aparecer, endurecendo mais a corrida.



A UAE Team Emirates descansou um pouco antes de voltar a assumir o comando da corrida e não foi preciso muito para o grupo dos favoritos ficar reduzido. 9 quilómetros para o fim e restavam na frente 9 ciclistas, sendo 4 deles da equipa árabe, o líder Jan Christen, Diego Ulissi, Pavel Sivakov e Adam Yates. Alexey Lutsenko, George Bennett, Paul Double, Yannis Voisard e Marco Brenner eram os rivais ainda no grupo. Ulissi colocou-se ao trabalho e, com um ritmo bastante alto, fez descolar  o seu companheiro Christen.

Ficava de fora o líder da geral e começavam os ataques. Sivakov foi o primeiro, com todos a conseguirem fazer a ponte com exceção de Brenner e Double. Yates contra-atacou sem sucesso e foi nova ofensiva de Sivakov a fazer estragos. A UAE Team Emirates queria uma corrida atacada e voltou a atacar com Sivakov e Yates e foi na segunda ofensiva do britânico que o grupo se partiu por completo uma vez que apenas Lutsenko conseguiu responder. O ritmo baixava, Sivakov reentrava mas Yates queria mais e voltava à carga, sempre com resposta do campeão cazaque.



Sivakov ficava de vez para trás a 3 quilómetros do fim e, de trás para a frente vinha Ulissi. O italiano passou por vários ciclistas até fazer a junção com o duo da frente à entrada do quilómetro final. Já atrasado na geral, Ulissi impôs ritmo no grupo mas no final Yates não conseguiu corresponder o trabalho da sua equipa. Lutsenko ainda estava muito forte e com uma forte aceleração deixou a armada da UAE Team Emirates para trás e conquistou a vitória. Ulissi e Yates chegaram a 2 segundos, Voisard e Bennett a 21 e Sivakov a 24. Na geral, Lutsenko é o novo líder com 14 segundos de vantagem para Yates e 37 para Voisard e Bennett.

By admin