Domingo é sinónimo de ciclismo em Portugal e hoje foi dia do Troféu Região de Coimbra – Aldeias do Xisto, prova antigamente conhecida como Clássica Aldeias do Xisto, disputada precisamente nesta região do país. Esta era, também, a última prova pontuável para a Taça de Portugal, com Fábio Costa a partir como líder. Partida da Figueira da Foz, mais uma saída à portuguesa, ritmo alucinante, sendo preciso esperar 35 quilómetros para a formação da fuga que viria a ser composta por Angel Maneiro, António Barbio, César Guavita, Daniel Dias, Diogo Gonçalves, Jonatan Coronado, José Bicho, José Dias e Rui Silva.
A Aviludo-Louletano-Loulé tinha uma estratégia bem definida e nunca permitiu que este grupo tivesse mais de 1 minuto e meio de vantagem. Com uma diferença curta, Alexis Guerin, Diogo Barbosa e Diogo Gonçalves conseguiram fazer a ponte para a frente à falta de 30 quilômetros. A dureza final na chegada à Aldeia das Dez, em Oliveira do Hospital, provocou a seleção da fuga e, mais fresco, Guerin conseguiu destacar-se dos demais e aguentar a aproximação final do grupo dos favoritos.
O francês da Anicolor/Tien 21 terminou com apenas 4 segundos de vantagem para os primeiros do pelotão, onde Nicolas Tivani venceu o sprint pelo 2º lugar à frente de Emanuel Daurte e Artem Nych. Este 3º lugar foi mais que suficiente para Emanuel Duarte recuperar a liderança da Taça de Portugal e garantir o triunfo final. O ciclista da Credibom-LA Alumínios-Marcos Car venceu com 210 pontos, mais 8 que Tivani e mais 40 que Fábio Costa. Entre os sub-23, Lucas Lopes foi o melhor do dia, terminou em 6º e venceu a competição com 285 pontos, mais 100 que Victor de Paula e mais 117 que André Ribeiro.
Results powered by FirstCycling.com