O segundo dia por terras argentinas começou com a redução da quilometragem da etapa, com a retirada de uma volta ao circuito final devido às elevadas temperaturas que se fazem sentir neste país.
Um sprint intermédio aos 4500 metros de etapa manteve o pelotão compacto até esse momento, com Fernando Gaviria a passar na frente. Só depois é que houve permissão para se formar a fuga, com André Gohr, Hamish Scheurs, Edison Bravo e Miguel Luis Alvarez.
Este quarteto chegou a ter mais de 3 minutos mas no pelotão, primeiro a UAE Team Emirates e depois a Deceuninck-Quickstep e a Bora-Hansgrohe. Na segunda de três passagens pela meta, a cerca de 30 quilómetros da chegada, Scheurs atacou na fuga, seguindo em solitário, ganhando rapidamente vantagem para o pelotão. O australiano chegou a ter 1:20 de vantagem no entanto as equipas mantinham-no debaixo de olho.
À entrada dos 11 quilómetros finais, também Neri Sottoli e Dimension Data se juntavam à perseguição, numa altura em que Hamish Scheurs tinha apenas 30 segundos de vantagem. 2 quilómetros volvidos e o australiano era apanhado.
Com o aproximar da subida para Punta Negra, várias eram as equipas que apareciam na frente do pelotão, tentando posicionar os seus líderes. O pelotão, já algo curto, entrou a alta velocidade na subida, com a Movistar na frente.
Winner Anacona impôs um ritmo alucinante subida acima dizimando por completo o grupo. Perto do final da subida foi Julian Alaphilippe a atacar, com Tiesj Benoot e Nairo Quintana na sua roda. Na descida que se seguiu o francês aproveitou a sua técnica para seguir em solitário.
Ninguém conseguiu apanhar o francês que conseguiu a primeira vitória da temporada. O grupo dos favoritos chegou logo de seguida, sem qualquer corte, onde Simone Consonni foi 2º e Peter Sagan 3º. Fernando Gaviria chegou no pelotão e manteve a liderança da prova.
Em relação aos ciclistas do Sporting/Tavira, apenas o russo Alexandr Grigoriev chegou no pelotão, foi 20º, o que lhe dá o 9º lugar na classificação geral antes do contra-relógio de amanhã.
Foto: @FXavierVidela