Menu da semana #3 [28/01/19 – 03/02/19]

Preparem-se para uma semana de muito ciclismo! Começou ontem e vai decorrer precisamente até ao próximo Domingo a Vuelta a San Juan, na Argentina. A equipa do Sporting/Tavira está presente e conta com Tiago Machado, Alejandro Marque, Aleksandr Grigorev, Nicola Toffali, José Mendes e Rinaldo Nocentini para competir numa prova com 6 equipas do World Tour. Ontem Tiago Machado bonificou e parte para a etapa de hoje, que já tem o potencial de fazer algumas diferenças no 6º lugar da geral. Publicámos há 2 dias a antevisão desta corrida, ontem têm toda a informação sobre as etapas e quem consideramos como principais candidatos, aqui fica o link: https://www.camisolaamarela.com.pt/antevisao-da-vuelta-a-san-juan/




Em Espanha haverá o já tradicional Challenge Maiorca, 4 clássicas em 4 dias na região de Maiorca, com resumos diários previstos no Eurosport:

31 de Janeiro – Trofeo Ses Salines, Campos, Porreres, Felanitx (176,9 kms) com uma chegada em alto (5 kms a 6,2%);

1 de Fevereiro – Trofeo Andrtz-Lloseta (172,4 kms) com uma subida de 14 kms a 6% a 35 kms da meta;

2 de Fevereiro – Trofeo Tramuntana (140,1 kms) Um dia com quase 3000 metros de acumulado, sobe e desce constante e último km com alguma inclinação.

3 de Fevereiro – Trofeo Palma (159,6 kms) Único dia para os verdadeiros sprinters.



É um formato totalmente diferente, onde as equipas podem selecionar um lote de mais de 10 ciclistas e vão escolhendo o alinhamento para cada dia consoante as características do traçado e dos ciclistas. Haverá um total de 7 equipas WT (com nomes como Fabio Aru, Alexander Kristoff, Daniel Martin, Ilnur Zakarin, John Degenkolb, Bauke Mollema, Pascal Ackermann, Emanuel Buchmann, Rafal Majka, Tim Wellens, Simon Yates, Mikel Landa ou Alejandro Valverde), 10 formações Profissionais Continentais, 6 Continentais e a selecção espanhola. Quanto aos ciclistas portugueses Dominic Mestre está selecionado pela Evo Pro Racing, José Gonçalves pela Katusha-Alpecin, Nelson Oliveira pela Movistar e Rui Oliveira pela UAE Team Emirates. Dos corredores lusos só há confirmação ainda de que Rui Oliveira irá competir dias 31 de Janeiro e 3 de Fevereiro.

Mas as competições UCI não se ficam por aqui, no próximo Domingo abre o calendário francês com o Grand Prix Cycliste La Marseillaise. Alexandre Geniez foi o último vencedor e todas as principais equipas francesas alinham com aspirações ao triunfo nesta clássica de 145 quilómetros com partida e chegada a Marselha. Tony Gallopin e Alexandre Geniez pela Ag2r, Valentin Madouas pela Groupama-FDJ, Julien Simon pela Cofidis e Lilian Calmejane pela Direct Energie são alguns dos favoritos.




Esta semana também haverá aquele que é praticamente o encerramento da temporada australiana de estrada, com o Herald Sun Tour. Mitchelton-Scott, Team Sky, EF Education First e Trek-Segafredo ficaram na Oceânia para participar nesta prova e têm Richie Porte, Michael Woods, Kenny Elissonde, Cameron Meyer para evitar uma surpresa das muitas equipas Continentais, que pode aparecer através de Chris Harper. Em paralelo com o Herald Sun Tour masculino, também decorrerá o Herald Sun Tour feminino. Nota ainda para os Campeonatos Nacionais colombianos, que terão lugar esta semana e que antecedem o Tour of Colombia.




 

, , , , , , , , ,