Após um merecido dia de descanso, 102 corredores fizeram-se à estrada em Águeda e vieram com muita vontade de correr. Muitos ataques na fase inicial, o pelotão chegou a estar dividido e com um numeroso grupo na frente, com Hugo Nunes a aproveitar para passar na frente na contagem de montanha de Moinho do Pisco. Na passagem por Mortágua, a fuga ainda não estava formada, vários grupo estavam espalhados pela estrada, com o pelotão muito perto e só ao quilómetro 50 é que se começou a ter fumo branco.
Ainda demorou até a fuga estar consolidada mas 11 ciclistas lutaram contra o pelotão e conseguiram quebrar com a resistência do mesmo. Ficavam na frente Fábio Costa, Iuri Leitão, Alex Diaz, Daniel Lima, Francisco Campos, Nicolas Tivani, Carlos Oyarzun, Gonçalo Carvalho, Daniel Dias, Gaspar Gonçalves e Gonçalo Leaça. No pelotão, mesmo com um ciclista na frente, era a Anicolor/Tien21 quem impunha o ritmo. A sequência Prado-Videmonte aparecia e começava a fazer a seleção na frente e no pelotão, com Tivani, Leaça, Costa e Lima a mostrarem-se os mais fortes, passando no alto da segunda subida com 1:50 de vantagem para o já reduzido grupo principal.
Os ciclistas aproximavam-se da Guarda, a vantagem ia caindo lentamente e, já com menos de 1 minuto, Joseba Lopez atacava no pelotão, uma movimentação que seria inconsequente. O quarteto da frente entrou na subida final com escassos segundos de vantagem e, com isso, Daniel Lima tentou um último esforço. O português da Israel Premier Tech Academy viria a ser apanhado já dentro dos 2 quilómetros finais, com a AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense a fazer a aproximação à difícil parte final em paralelo.
Jesus David Pena viria a ficar na frente a 400 metros do fim, talvez demasiado cedo, e de trás vinha Brady Gilmore que, com uma facilidade tremenda e sempre em controlo, sprintou para a vitória na Guarda, vencendo a 2ª etapa consecutiva na Volta a Portugal. Raul Rota liderou o grupo a 1 segundo, com Peña, Artem Nych e Alexis Guerin. Entre os ciclistas dos lugares cimeiros, Byron Munton perdeu 13 segundos e Lucas Lopes 36. Na geral, Peña bonificou 4 segundos e está a 8 de Nych. Munton caiu a 3º, a 20 segundos do russo.