Última etapa antes do dia de descanso da Volta a Portugal, com o pelotão a partir da cidade de Lamego. Mais uma saída à portuguesa, 47 quilómetros percorridos na primeira hora e foi por esta altura que se formou a numerosa fuga do dia, composta por Diogo Narciso, Gonçalo Leaça, João Medeiros, Hugo Nunes, Fábio Costa, Pedro Silva, Laurent Gervais e Gaspar Gonçalves. Efapel e Caja Rural tinham dois dos principais sprinters presentes, dividiram despesas na perseguição e, nem os muitos ataques na frente, principalmente Pedro Silva, deram resultados. Depois da primeira passagem pela meta, a 9 quilómetros do fim, os fugitivos foram todos apanhados.
Tal como na chegada a Bragança, Caleb Classen tentou a sua sorte nos últimos quilómetros mas a Israel Premier Tech Academy organizou-se e consegui caçar o ciclista norte-americano. Tudo para se decidir ao sprint na Avenida Europa, com a equipa israelita a fazer um trabalho perfeito, lançando na perfeição Brady Gilmore. Da frente, o australiano não deu hipótese e sprintou para o 7º triunfo da temporada. Santiago Mesa e Iuri Leitão completaram o pódio da etapa.
Na classificação geral foi um dia tranquilo, sem alterações, e com Artem Nych a ir para o dia de descanso com a camisola amarela. O pelotão regressa à estrada na quarta-feira, numa ligação entre Águeda e a Guarda, numa parte final que promete muita dureza.