Domingo de clássicas pela Europa, com França e Bélgica a acolherem duas provas do calendário europeu. No país gaulês correu-se o Tour de Vendée, última prova da Taça de França, na qual Julien Simon partia na liderança para a derradeira competição. Sem grandes dificuldades durante os 207 quilómetros de prova, a expectável chegada ao sprint veio a confirmar-se em La Roche-sur-Yon.
A Groupama-FDJ trabalhou durante todo o dia pois tinha em Arnaud Demare o grande favorito à vitória, Como já vem sendo hábito, o comboio da equipa gaulesa foi perfeito, o seu sprinter entrou com 3 homens à sua frente no quilómetro final, estava a ser mais um trabalho exemplar da equipa de Marc Madiot.
Só que no falso plano para a meta Bryan Coquard arrancou primeiro, Demare respondeu, ainda se colocou ao lado do seu compatriota, mas o ciclista da Cofidis ainda tinha mais para dar e, com autoridade, conquistava a vitória. Luca Mozzato fechou o pódio. Julien Simon foi 9º e confirmou o triunfo na Taça de França, o 2º da carreira.
Se vencer em França com um francês já eram boas notícias para a Cofidis, a formação de Cédric Vasseur fez ainda melhor, ao também triunfar na Famenne Ardenne Classic! Numa corrida com maiores dificuldades, correndo-se na região belga das Ardenas, e com a chuva a aparecer e a dificultar a vida dos ciclistas, o gaulês Axel Zingle foi o mais forte no sprint final em Marche-en-Famenne. Arnaud de Lie, a correr em casa, era o grande favorito mas caiu dentro do quilómetro final, o que o arrendou da luta pelo triunfo. Amaury Capiot e Oliver Naesen completaram o pódio.
Dia em grande para a Cofidis que, para além das duas vitórias conseguiu somar uns importantes 250 pontos para o ranking UCI. Mesmo sem vitórias, a Arkea-Samsic foi a outra equipa que saiu a sorrir do dia de hoje, ao somar 255 pontos, pois colocou 2 ciclistas no top-5 de ambas as provas (Christophe Noppe e Matis Louvel foram 4º e 5º em Vendée e Capiot e Hugo Hofstetter foram 2º e 4º na Bélgica). Se a missão da Lotto Soudal era muito difícil agora torna-se praticamente impossível pois, no dia de hoje, conseguiu amealhar … 5 pontos.