A Burgos-BH teve um 2018 muito conturbado. Muitos dos reforços não renderam como esperado, os resultados e as vitórias tardaram a aparecer. Ainda mais grave, foi uma temporada marcada por casos relacionados com substâncias dopantes. Primeiro David Belda, e depois Ibai Salas e Igor Merino acusaram positivo e foram suspensos.
Graças a estes 3 casos, a Burgos-BH ficou com um processo aberto na União Ciclista Internacional, onde uma suspensão de alguns dias devido a estes casos era provável. Só que a equipa espanhola antecipou-se e informou hoje em comunicado que o primeiro mês de 2019 será dedicado a uma concentração para trabalhar de maneira directa com todo o staff da equipa na prevenção e luta contra o doping.
A equipa já tinha princípios de acordo com a organização da Tropicale Amissa Bongo para a presença na prova gabonesa e cancelou essa presença, e também abdicou de competições internas, como o Challenge Maiorca, e provavelmente, a Volta à Comunidade Valenciana.
Mesmo que esta concentração não seja inédita, é a primeira vez que nos lembramos uma equipa anunciá-la publicamente com esta transparência. Julio Andres Izquierdo, director da equipa, disse que “é fundamental que os nossos ciclistas e membros do staff percebam a importância que tem o desporto limpo onde predominam os hábitos saudáveis e desportivos e onde não haja espaço para batoteiros. Queremos ser uma referência neste âmbito e vamos trabalhar para isso.”
A concentração terá acções formativas, colóquios e reuniões com especialistas nesta matéria. A Burgos-BH disse que fará controlos internos para ter um conhecimento preciso sobre cada um dos ciclistas do plantel para evitar mais situações desagradáveis, que também afectem a imagens dos patrocinadores. Provavelmente só no final de Fevereiro iremos ver a Burgos-BH, com Nuno Bico e José Neves, na estrada. Também nos parece plausível que esta acção de formação e sensibilização tenha sido acordado com a União Ciclista Internacional, podendo ter sido uma exigência por parte da UCI para aceitar a candidatura da Burgos-BH ao escalão Profissional Continental.
Foto:Getty