A Volta a Portugal voltava a aumentar de dificuldade e, hoje, para além do calor, os ciclistas tinham pela frente muita montanha até chegar ao alto do Monte Farinha. Ao contrário dos últimos dias, a fuga formou-se logo no primeiro ataque, um grupo composto por Francisco Morais, Caleb Classen, Edgar Curto, Francisco Peñuela e Jan Kino que, com cerca de 70 quilómetros percorridos viu 5 ciclistas colocarem-se em posição intermédia. Jorge Galvez, Unai Esparza, Pedro Andrade, Diogo Gonçalves, Daniel Dias, César Fonte e Diogo Narciso andaram largos quilómetros em posição intermédia.
Anicolor/Tien21 e Israel Premier Tech Academy deviam o trabalho de perseguição e, à falta de 60 quilómetros, surgia a notícia de que a Serra do Alvão não seria subida na etapa devido aos incêndios que estão a assolar essa região. Dessa forma, a corrida seria neutralizada em Vila Real e, mais de uma hora depois, voltava à ação em Campeã. Mais de 40 quilómetros ainda para fazer mas a maioria em descida, uma rápida aproximação até Mondim de Basto, com Peñuela e Classen a ficarem na frente e entrarem com 2:30 de vantagem para o pelotão na subida final.
A subida aparecia e a Anicolor/Tien21 entrou a todo o gás e uma das primeiras vítimas foi o líder Pau Martí, a ceder a mais de 7 quilómetros. Grande ritmo imposto pela equipa de Ruben Pereira e, a 5 quilómetros do fim, quando Alexis Guerin fez o primeiro ataque, o grupo estava reduzido a apenas 6 ciclistas. Seguia-se contra-ataque de Artem Nych e, a 4 quilómetros do fim, Peñuela era, finalmente, apanhado. Um quilómetro mais calmo, com Byron Munton a mexer-se e a abrir uma vantagem de 20 segundos o que levou Nych a sair na sua perseguição, com Jesus David Peña sempre colado na sua roda.
Lucas Lopes conseguia juntar-se ao duo que, à entrada do quilómetro final estava a 10 segundos do sul-africano do Feirense-Beeceler. Muito entreolhar no grupo perseguidor, Guerin reentrava e Peña voltava a aumentar o ritmo, voltando a ficar apenas com Nych. Apesar de tudo, Munton manteve-se na frente, sempre no seu ritmo certinho e, no alto do Monte Farinha, conquistou a vitória mais importante da carreira. Peña e Nych completaram o pódio a 9 segundos, com Lucas Lopes e Guerin a chegarem a 18.
Na geral, Nych é o novo líder da Volta a Portugal, com 8 segundos de vantagem para Nunton e 12 para Peña. Alexis Guerin está a 26 e Lucas Lopes completa o top-5 a 43.