Após as senhoras, os sub-23 masculinos fizeram-se à estrada para a atribuição do título nacional. Esta na hora de saber quem seria o sucessor de Noah Campos ou se o ciclista da Gi Group-Simoldes-UDO conseguiria revalidar o título. Debaixo de muito calor, a corrida foi muito ataque e, logo no início, destacou-se um grupo de 15 ciclistas que viria a ser a primeira grande movimentação decisiva.
Muitas equipas representadas e velocidade sempre elevada impediam o pelotão de voltar à frente. Das várias movimentações viriam a destacar-se Diogo Pinto, Afonso Lopes e Gabriel Baptista. Este trio ainda entrou na volta final com 35 segundos mas, um a um, viriam a ser alcançados pelo grupo perseguidor que também estava cada vez mais reduzido.
O último a ser apanhado foi Gabriel Baptista a menos de 6 quilómetros do fim, na última colina do percurso. Primeiro foi Daniel Moreira a fazer a junção, antes de João Martins e Diogo Pinto também o conseguiram. O título nacional estava neste quarteto e foi decidido ao sprint em Ourém. Gabriel Baptista tentou surpreender de longe, João Martins tomou-lhe a roda e parecia que iria vencer, no entanto Daniel Moreira ainda tinha energia suficiente para ultrapassar o ciclista axadrezado e conquistar a vitória! Título nacional para Daniel Moreira da Hagens Berman Jayco, que veio para estes Nacionais correr sozinho. João Martins foi 2º e Diogo Pinto completou o pódio.