Primeiro dia de provas de fundo nos diversos Campeonatos Nacionais pelo Mundo fora. O dia de sábado foi, maioritariamente, dedicado às senhoras no entanto houve uma exceção, com os Países Baixos a também atribuírem o título masculino. Num percurso totalmente plano, seria de esperar uma chegada ao sprint e foi o que se veio a verificar. No final, a surpresa aconteceu! Olav Kooij e Dylan Groenewegen viram Danny van Poppel ser mais rápido e, num final decidido no photo-finish, conquistar o 1º título nacional da carreira. Entre as senhoras, não houve surpresas, com a campeã da Europa Lorena Wiebes a bater Charlotte Kool.



No lado feminino disputaram-se as provas de estrada em praticamente todas as grandes nações. Em Itália, Elisa Longo Borghini conquistou o 6º título nacional da carreira, o 3º consecutivo. Na Alemanha, Franziska Koch viu-se em luta contra 3 ciclistas da Canyon e, mesmo assim, conseguiu revalidar o título nacional à frente de Antonia Niedermaier Rosa Maria Klöser. Já a FDJ-Suez conseguiu jogar com a superioriodade numérica a seu favor e colocou 3 ciclistas nas 4 primeiras classificadas, vencendo com Marie Le Net Léa Curinier em 2º.

Katarzyna Niewiadoma era a favorita na Polónia e não desiludiu, vencendo o 2º título da carreira. A talentosa Viktória Chladonová venceu na Eslováquia, Steffi Häberlin derrotou as favoritas Elise Chabbey e Noemu Ruegg na Suíça, Kristyna Burlova venceu na República Checa, Mika Söderström na Suécia e Mia Griffin na República da Irlanda.

By admin