Mais um dia de Campeonatos Nacionais em Santa Maria da Feira e, bem cedo, por volta das 9h30, o pelotão feminino fez-se à estrada para disputar os títulos nacionais. Prova exclusivamente feita no circuito final, com a chegada ao Castelo de Santa Maria da Feira a ser o palco de todas as decisões. Pelotão de 93 atletas, das diversas categorias, e que viu ainda nos primeriso 25 quilómetros destacar-se um grupo perigoso com nomes importantes: Ana Caramelo, Beatriz Guerra, Daniela Campos, Mariana Líbano, Marisa Costa, Raquel Dias e Vera Vilaça.
O pelotão ficava já distante e foi só um pequeno grupo a juntar-se à frente, perfazendo um tal de 18 ciclistas no grupo da dianteira. As voltas ao circuito final iam sendo realizadas e, com 3 voltas percorridas, sagravam-se as primeiras campeãs nacionais: Daniela Silva em Cadetes, Nádia Mendes em Master 30, Ângela Gonçalves em Master 40 e Filomena Gomes em Master 50. Na volta seguinte, Raquel Dias sagrava-se campeã nacional júnior e, a partir daqui, restava apenas o título de elites femininos.
A luta pelo título de elites estava reduzida a 4 ciclistas que desde o início estiveram na fuga do dia. Entre Ana Caramelo, Daniela Campos, Mariana Líbano e Vera Vilaça uma delas seria a nova campeã nacional de fundo. A disputa ficou guardada para a chegada, onde Daniela Campos foi a mais forte! Ana Caramelo e Mariana Líbano completaram o pódio.
A jovem da Eneicat – CMTeam conquistou o segundo título em dois dias, conseguindo a dobradinha. Este é, também, o segundo título nacional de elites na prova de estrada, depois de já ter vencido em 2022.