Davide Formolo assina pela UAE Team Emirates

Depois de Camilo Ardila, Alessandro Covi, Mikkel Bjerg, Brandon McNulty e Maximiliano Richeze (que entra para ser o principal lançador de Fernando Gaviria depois da experiência do colombiano com Juan Molano e Simone Consonni não ter sido a melhor) está anunciada a 6ª contratação da equipa onde milita Rui Costa em 2019. Trata-se de Davide Formolo, actual campeão italiano de 26 anos, proveniente da Bora-Hansgrohe.





Mesmo tendo somente 26 anos a experiência e o currículo de Formolo é já invejável. Um sub-23 excelente em 2012 e 2013, Formolo deslumbrou logo na sua primeira época como profissional, foi 4º na Volta a Turquia e 7º na Volta a Suiça pela Cannondale. Talento confirmado em 2015 quando, na sua primeira Grande Volta conquistou logo 1 etapa, no Giro. Nos anos seguintes viria a experimentar a classificação geral e com relativo sucesso, 9º na Vuelta 2016 e 10º no Giro 2017, sem nunca impressionar muito, mas sempre muito regular nas provas de 1 semana.

Em 2018 transferiu-se para a Bora-Hansgrohe onde manteve mais ou menos o seu registo, com uma aposta mais vincada nas clássicas como a Liege-Bastogne-Liege, onde fez 7º e 2º. Continuou sempre a ser figura de proa nas provas 1 de semana, falhando sempre o top 10 nas Grandes Voltas. Nas declarações presentes no comunicado oficial podemos ler que Formolo está mesmo apostado nas clássicas, quer melhorar aí e já deve ter percebido que as Grandes Voltas não são a sua praia.



O facto do italiano dizer isto é curioso, tendo em conta que a equipa neste momento tem 4 ciclistas com características relativamente semelhantes: Diego Ulissi, Sergio Henao, Daniel Martin e Rui Costa. Tendo em conta que Henao e Ulissi têm contrato para 2020, é muito provável que Daniel Martin ou Rui Costa saiam da UAE Team Emirates.

, , , ,