Início de mais uma prova por etapas do World Tour, com o País Basco a acolher o pelotão internacional. Dia tranquilo, sem grandes dificuldades, com uma rara oportunidade para os poucos sprinters presentes e que viu os espanhóis Txomin Juaristi, Critian Rodriguez e Jon Barrenetxea formarem a pequena fuga do dia. Este trio teve liberdade até aos 30 quilómetros finais, disputou as contagens de montanha mas já não esteve na frente no sprint intermédio de Laguardia, onde Daniel Martinez, Jonas Vingegaard e Marc Soler bonificaram 3, 2 e 1 segundo respetivamente.

Os quilómetros que se seguiram foram muito calmos, o ritmo no pelotão baixou consideravelmente, e só com o aproximar dos derradeiros quilómetros é que se voltou a correr a grande velocidade. O pelotão alongou bastante, a estrada também não era a mais larga e, a juntar a isso, o final era sinuoso. Notando-se o estudo do livro de prova, a INEOS Grenadiers apareceu no momento certo, já dentro do quilómetro final, com Omar Fraile a trazer Ethan Hayter.



O basco fez um trabalho perfeito, deixou o seu sprinter na frente e o jovem britânico apenas teve que sprintar 200 metros e, com relativa facilidade, estreou-se a ganhar em 2023. Mauro Schmid e Jon Aberasturi completaram o pódio. Após um início de temporada mais discreto e marcado por doença, Ethan Hayter consegue ter razões para sorrir e, para além da vitória, é o primeiro camisola amarela da Volta ao País Basco.

By admin