Frederico Figueiredo triunfa no Parque Eólico da Carvoeira e vence Troféu Joaquim Agostinho

Dia de todas as decisões no Troféu Joaquim Agostinho, com a chegada ao Parque Eólico da Carvoeira a ser o palco para os homens da classificação geral batalharem pela camisola amarela. Tudo isto levou a um início de corrida louco, sem que uma fuga se formasse após 45 quilómetros percorridos, muito por causa de um Ponto Quente (sprint bonificado) onde Samuel Caldeira foi primeiro, à frente de Luís Fernandes e Luís Mendonça.



Só depois, é que uma fuga se formou, já com 60 quilómetros percorridos. Eram eles Samuel Caldeira, Pablo Guerrero, Hugo Nunes, César Martingil, Fábio Oliveira, Bruno Silva, Ángel Sánchez, João Matias e David González. Com ciclistas perto na classificação geral, a Efapel nunca deu mais de 2:30 de vantagem e, com alguma naturalidade, esta escapada foi anulada a 20 quilómetros da chegada.

O pelotão dirigiu-se a alta velocidade para o Parque Eólico da Carvoeira, com Alejandro Marque a tentar surpreender, atacando ainda antes da subida e entrando com alguma vantagem nesta. Antes, uma queda deitava ao chão João Rodrigues e alguns ciclistas da Rally Cycling.



O trabalho da Efapel anulou a fuga de Marque em plena ascensão, com o grupo dos favoritos a entrar junto no quilómetro final. Aí, Luís Gomes, Frederico Figueiredo e Luís Mendonça distanciaram-se da concorrência. O camisola amarela cedia pouco depois, deixa os dois primeiros na frente

Luís Gomes foi o primeiro a atacar mas foi Frederico Figueiredo a conseguir deixar o seu rival para trás, quase no final da parte mais dura da subida. O ciclista do Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel ganhou uma pequena vantagem que foi suficiente para triunfar na etapa com 1 segundo de vantagem para Luís Gomes. Mendonça ainda foi 3º, a já 13 segundos.



Visivelmente emocionado, Frederico Figueiredo conquistou no Parque Eólico da Carvoeira a vitória mais importante da carreira. Este triunfo valeu-lhe, também, o triunfo na classificação geral à frente do mesmos nomes que derrotou na etapa.

Foto: FPC

, , , , , , , ,