O pelotão internacional está de regresso a Portugal no próximo fim-de-semana. A partir de amanhã e até domingo, disputada-se o VII Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela. Pela primeira na sua história, a competição será da categoria 2.1 UCI e contará com 20 equipas de oito países diferentes compõem o pelotão da prova nacional, onde serão percorridos mais de 564,1 kms pelos 16 municípios da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), responsável pela organização da prova em conjunto com a ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior.



Olhando para o percurso da competição, a edição deste ano arranca com uma ligação de 191,2 kms entre Almeida e Penamacor. Esta é a etapa mais longa da competição e também a mais acessível, terminando com um final em subida. A 2ª etapa, entre Figueira de Castelo Rodrigo e Celorico da Beira após 188,5 kms, deverá voltar a terminar ao sprint, mas num grupo mais reduzido, já que o percurso contém mais subidas e cerca de 3300 metros de desnível de acumulado positivo.

Todas as decisões estarão reservadas para domingo, na etapa rainha. Partida de Pinhel para 184,4 kms depois terminar em Seia. Pelo passagem pelas Penhas Douradas e ascensão até ao ponto mais alto de Portugal Continental, o Alto da Torre, numa subida feita pela vertente da Covilhã. A chegada é feita após a longa descida da Serra da Estrela, numa curta subida de 1600 metros.



A subida de escalão do GP Beiras e Serra da Estrela tornou-se mais apetecível a presença das equipas internacionais, já que há mais valiosos pontos UCI a distribuir. O pelotão será composto por 20 equipas:

  • 4 ProTeams: as espanholas Caja Rural-Seguros RGA, Equipo Kern-Pharma, Burgos Burpellet BH e Euskaltel-Euskadi;
  • 8 Continentais Portuguesas: Anicolor / Tien21, Feirense-Beeceler, Efapel Cycling, Credibom-L.A. Alumínios-Marcos Car, Rádio Popular-Paredes-Boavista, AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense, GI Group Holding-Simoldes-UDO e Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua;
  • 8 Continentais Estrangeiras: China Glory-Mentech Conti. CT (China), Petrolike (México), Diftar Continental Cycling Team (Países Baixos), Universe Cycling Team (Países Baixos), 7Eleven Cliqq-Air21 by Roadbike Philippines (Filipinas), Illes Baleares Arabay Cycling (Espanha), Rembe | Rad-Net (Alemanha) e a Mentorise TEEM CCN (Roménia).

Numa lista de participantes que ainda carece de oficialização, há que destacar a presença do vencedor da edição de 2023 e 2024 Artem Nych. O russo vem de vencer o GP O Jogo e volta a ser um dos candidatos, com Alexis Guerin e Ruben Fernandez a serem outros candidatos na Anicolor/Tien21. Nas equipas nacionais olho em Jesus David Peña na AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense, Emanuel Duarte na Credibom-L.A. Alumínios-Marcos Car, Mauricio Moreira, Tiago Antunes e Joaquim Silva na Efapel Cycling e Lucas Lopes e Hélder Gonçalves na Rádio Popular-Paredes-Boavista.

Nas equipas estrangeiras, a Caja Rural-Seguros RGA chega com um bloco forte onde Fernando Barceló e Thomas Silva são as grandes figuras. José Manuel Diaz e Sergio Chumil lideram a Burgos Burpellet BH, Jon Agirre e Mikel Bizkarra a Euskaltel-Euskadi e Ibon Ruiz a Kern-Pharma. Nas restantes equipas, muita atenção à Petrolike com Jonathan Caicedo e Edison Callejas. Para as primeiras etapas, os ciclistas mais rápidos presentes são Antonio Angulo, Norman Vahtra e Francisco Peñuela nas equipas estrangeiras e Miguel Salgueiro, Santiago Mesa, Raul Rota, João Matias e Leangel Liñarez nas equipas nacionais.



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