Última prova de preparação para o Giro di Lombardia, com mais uma edição da Gran Piemonte, uma clássica com um percurso variado, com destaque para a subida de Castelletto d’Erro (6.1 kms a 5.2%) a ser ultrapassada por 2 vezes nos últimos 35 quilómetros. De uma fuga inicial de 7 ciclistas viriam a destacar-se Quinten HermansJan Tratnik e Ådne Holter, o trio destacou-se dos restantes na primeira ascensão à referida subida, com o pelotão a seguir de perto.

Com diferenças curtas, e depois de um primeiro ataque de Isaac del Toro que em nada resultou, destacou-se um grupo muito perigoso composto por Jardi van der Lee, Marc HirschiEiner RubioIon IzagirreLorenzo MilesiBauke Mollema. Depois de muita perseguição, este sexteto conseguiu juntar-se ao trio da frente na segunda ascensão a Castelletto d’Erro no entanto o pelotão liderado pela UAE Team Emirates estava a meio minuto. Hirschi mostrou ser o mais forte na frentee, rapidamente ficou sozinho, e atrás, Del Toro atacou sem resposta. O mexicano foi apanhando os escapados, até conseguir chegar ao suíço a 4 kms do alto. Quem aproveitou a boleia foi Mollema.



Este trio não esteve muito tempo junto, Del Toro descansou um pouco e lançou uma nova ofensiva. Mollema ainda tentou resistir mas em pouco tempo o mexicano ficou isolado na frente de corrida para os últimos 17 kms. A partir daqui, nada a fazer, Del Toro abriu espaço na subida e controlou na fase final, pedalando para a 15ª vitória da temporada, a 6ª em clássicas italianas no último mês. Hirschi e Mollema voltaram a juntar-se e, com naturalidade, o suíço foi o mais rápido no sprint pelo 2º lugar a 40 segundos. O pelotão chegou a 1:07 liderado por Fabio Christen à frente de Michael Matthews.

By admin