Dia para a etapa rainha do Tour de Langkawi, com a chegada a Genting Highlands, uma das subidas mais míticas do continente asiático que, em anos anteriores proporcionou grandes espetáculos. Os 30 quilómetros finais tinham 2 contagens de montanha de categoria especial, perfeito para os puros trepadores presentes! Eduard Michael Grosu, Nur Aiman ​​Zariff, Kane Richards, Carter Bettles e Kongphob Thimachai tentaram a sua sorte na fuga do dia, com Bettles a ser o mais resistente.



O australiano da ARA Pro Racing Sunshine Coast andou solitário durante toda a subida a Gohtong Jaya, mostrou estar num dia excelente mas atrás de si vinha um pelotão a grande velocidade. Os principais favoritos não queriam esperar pela última subida e foi a 12 quilómetros do fim que Ivan Ramiro Sosa, Hugh Carthy e Andrey Zeits saíram do pelotão. Bettles aguentou enquanto pode, sendo apanhado a 6 quilómetros da chegada, já em plena ascensão para Genting Highlands.

Pouco depois foi a vez de Zeits ceder, deixando Sosa e Carthy na frente com cerca de 1 minuto de vantagem para o grupo perseguidor. O duo manteve-se unido até aos 1400 metros finais, onde Carthy foi o primeiro a atacar mas na resposta teve um forte contra-ataque do colombiano da Movistar, que deixou o britânico sem reação. Já debaixo de muito nevoeiro, Sosa pedalou para o triunfo, vencendo com 19 segundos de vantagem para Carthy. A 1:56, Einer Rubio foi 3º, colocando outro ciclista da Movistar no pódio. Esteban Chaves foi 4º a 2:01 e Torstein Traeen completou o top 5 a 2:10. Etapa para diferenças enormes, com o top-10 a estar separado por 2:38!



Na classificação geral, Ivan Ramiro Sosa é o novo líder, com 23 segundos de vantagem para Hugh Carthy e 2:02 para Einer Rubio. Ainda com 5 etapas por disputar, o colombiano terá que se preocupar com o britânico da EF Education, principalmente na etapa 7, jornada que volta a terminar em alto.

By admin