A primeira etapa de montanha deste Giro ficou marcada por um início muito rápido. A contagem de montanha de Roccaraso logo a abrir fez com que os ataques fossem muitos, o que fez alongar o pelotão e reduzir bastante grupo. Foi pouco depois desta subida que a fuga se conseguiu estabilizar, um grupo de 7 ciclistas composto por Nicolas Prodhomme, Gianmarco Garofoli, Paul Double, Gijs Leemreize, Alessandro Tonelli, Manuele Tarozzi e Christian Scaroni.
Desde cedo percebeu-se que a Red Bull-BORA tinha intenções na etapa e começou a perseguir no pelotão, mantendo a diferença estabilizada a rondar os 3/4 minutos. A cerca de 60 quilómetros do fim, a Lidl-Trek também começou a ajudar, inclusive com o camisola rosa Mads Pedersen. Tudo isto fez com que a vantagem da fuga fosse diminuindo, entrando com 1 minuto na subida final. Entre as subidas, destacar apenas as quedas de Romain Bardet e David Gaudu que, a custo, conseguiram reentrar.
A subida final chegava e novas cores apareciam na frente do pelotão, primeiro com a INEOS Grenadiers e depois com a Bahrain-Victorious. Foi ao ritmo da equipa árabe que a fuga foi apanhada, a 5 quilómetros do fim, numa altura em que Afonso Eulálio já estava ao serviço. Os últimos 3 quilómetros eram a parte mais dura e foi aí que a UAE Team Emirates apareceu, com Rafal Majka a reduzir muito o grupo dos favoritos. O primeiro grande ataque surgiu a 1300 metros do fim, com Giulio Ciccone a testar o grupo.
A 800 metros, Egan Bernal testou, reduziu o grupo mas foi uma aceleração de Juan Ayuso que teve sucesso. 600 metros finais brutais do espanhol, com um ataque que deixou todos os seus rivais sem resposta. O ciclista da UAE Team Emirates conquistava a etapa 7 do Giro, ganhando com 4 segundos de vantagem para Del Toro, Bernal, Roglic, Ciccone, Tiberi, Caruso e Carapaz. Na geral, Roglic volta a vestir de rosa, com 4 segundos de vantagem para Ayuso e 9 para Del Toro.