A Volta à Comunidade Valenciana 2025 começava com um dos contra-relógios coletivos mais longos das últimas temporadas. Era preciso recuar até ao Tour de France de 2018 para ver um esforço coletivo com tanta extensão, o que revela a raridade desta disciplina no ciclismo atual. Em Orihuela, a Lidl-Trek superiorizou-se a toda a concorrência e venceu com uma média superior a 51 kms/h! A equipa norte-americana composta por Mathias Vacek, Jonathan Milan, Daan Hoole, Jakob Sonderqvist, Edward Theuns, Amanuel Ghebreigzabhier e Simone Consonni completou os 34,5 quilómetros em 39 minutos e 20 segundos, uma brutalidade. Esta é a primeira vitória do ano para a Lidl-Trek, uma verdadeira vitória coletiva.
A formação norte-americana conseguiu bater todas as equipas rivais e que têm nomes apontados para a classificação geral. Quem saiu na frente dessa batalha foi a Jayco AlUla de Ben O’Connor, que terminou em 2º a 46 segundos. A UAE Team Emirates, de João Almeida e Ivo Oliveira, era a grande favorita e teve que se contentar com o 3º lugar, cedendo 50 segundos, o mesmo que a Red Bull – BORA – hansgrohe de Aleksandr Vlasov. A INEOS Grenadiers de Carlos Rodriguez perdeu 51 segundos, a Movistar de Nelson Oliveira 1.06 e a Bahrain-Victorios de Santiago Buitrago, Lenny Martinez e Pello Bilbao foi uma das grandes derrotadas, perdendo 1:11.
Mathias Vacek foi o primeiro ciclista da Lidl-Trek a cruzar a linha de meta e, desta forma, é o primeiro líder da Volta à Comunidade Valenciana. Esta é uma liderança que deverá estar a prazo, já que amanhã é tempo para a única chegada em alto da competição, onde se esperam diferenças importantes.
Results powered by FirstCycling.com