Os 197 quilómetros da etapa de hoje prometiam muito e, desde os primeiros quilómetros, não desiludiu. Como previmos, luta intensa pela formação da fuga, ataques atrás de ataques, praticamente 50 quilómetros foram percorridos na primeira hora de corrida sem que uma fuga se conseguisse formar. Wout van Aert e Mads Pedersen tentaram por múltiplas vezes, sempre sucesso, no entanto o dinamarquês ainda conseguiu lucrar, somando 12 pontos no sprint intermédio em Roccafluvione.
Foi mesmo preciso esperar pela primeira contagem de montanha do dia, em Croce di Casale, para a fuga se formar. Foi preciso esperar mais de 65 quilómetros para a corrida acalmar e a fuga conseguir juntar os 17 ciclistas que tinham atacado, entre os quais estavam Wilco Kelderman, Romain Bardet, Nicolas Prodhomme, Andrea Vendrame, Mikkel Honoré, Georg Steinhauser, Luke Plapp, Marco Frigo, Davide Formolo, Igor Arrieta, Diego Ulissi e Lorenzo Fortunato.
A grande subida de Valico di Santa Maria Madalena chegava e a fuga tinha pouco mais de 1:30 de vantagem no entanto o pelotão liderado pela Red Bull-BORA manteve um ritmo mais estável e permitiu que a fuga fosse ganhando bastante tempo. Fortunato e Bardet passaram isolados na frente mas 8 ciclistas conseguiram juntar-se à frente. A organização era pouca e os ataques iam-se sucedendo, no entanto foi preciso esperar pela subida de Montelago para as movimentações serem mais decisivas.
Kelderman e Ulissi conseguiram distanciar-se, viriam a receber a companhia de Arrieta e Plapp e foi mesmo este último a contra-atacar. 46 quilómetros para o fim e o australiano estava na frente isolado à procura da vitória. Ninguém conseguiu seguir o ciclista da Jayco AlUla que, aos poucos, foi ganhando tempo aos seus perseguidores, conseguindo estabilizar a diferença em 1:10. Atrás, Arrieta ainda tentou fazer a ponte, já estava muito longe e viria a ser ultrapassado por Kelderman e Ulissi, com este último a fazer contas a um possível assalto à maglia rosa.
Plapp estava sólido, não quebrou nos 46 quilómetros em solitário, e em Castelraimondo celebrava a primeira vitória da carreira em Grandes Voltas. A 38 segundos, Kelderman bateu Ulissi na luta pelo 2º lugar. O top-10 foi povoado com ciclistas da fuga, com os favoritos a chegarem a 4:49 liderados por Juan Ayuso que ganhou 1 segundo a toda a concorrência. Com estas diferenças, Ulissi é o novo líder da Volta a Itália, com 12 segundos de vantagem para Fortunato e 17 para Roglic.