A etapa de hoje do Giro d’Itália voltou a ter um filme parecido às restantes já disputadas. 3 ciclistas italianos formaram a fuga, eram eles Giosuè Epis, Lorenzo Milesi e Davide Bais, com a Lidl-Trek a fazer quase todo o trabalho de perseguição na frente do pelotão. Jacopo Mosca foi o ciclista mais sacrificado, foram quilómetros atrás de quilómetros na frente, mantendo sempre a diferença estável. O trio da frente passou a duo pouco antes de Montescaglioso, com Epis a ceder. Começava a parte mais sinuosa da etapa.



Apesar de curta, a subida fez muitos estragos no pelotão, com o ritmo da Lidl-Trek a deixar para trás nomes importantes como Milan Fretin, Olav Kooij, Casper van Uden, Sam Bennett, Matteo Moschetti, Corbin Strong e Kaden Groves. A UAE Team Emirates tentou dividir o pelotão na descida, ainda o conseguiu durante alguns momentos, mas não continuou com a sua tarefa e isso permitiu a reentrada de alguns ciclistas, incluindo Groves e Strong.

Milesi e Bais ainda estavam na frente e fizeram-no até aos últimos 13 quilómetros, numa altura em que o pelotão estava muito alongado devido ao ritmo da UAE Team Emirates nas subidas não categorizadas do percurso. A corrida manteve-se estável até aos últimos 3 quilómetros, altura em que Primoz Roglic forçou muito o ritmo. Mathias Vacek estava na roda e tomou conta da corrida e o ritmo do checo foi tão forte que Mads Pedersen começou a descair muito no grupo, em claro sofrimento.



A subida passou, o quilómetro final estava aí e Vacek deu conta que Pedersen não estava na roda, abrandando o ritmo. Pedersen recuperou muitas posições, colou-se na roda do seu colega e ambos ficaram na frente para a reta da meta. Lançamento perfeito de Vacek, Pedersen parecia ir para uma vitória fácil, só que Edoardo Zambanini vendeu muito cara a derrota, vindo de trás o italiano deu muita luta, perdendo por menos de meia roda. Tom Pidcocl completou o pódio.

Terceira vitória em 5 dias de Giro para Pedersen, num dia muito importante para a maglia ciclamino! Com esta vitória, o dinamarquês reforçou, também, a liderança do Giro, agora com 17 segundos de vantagem para Roglic.

By admin