Semana importante para o ciclismo de Pista, com a disputa dos Campeonatos da Europa em Grenchen, na Suíça. A competição que arrancou no dia de hoje marca o início da qualificação para os Jogos Olímpicos Paris 2024 e, para abrir as hostilidades, Portugal teve dois representantes no velódromo helvético.



Maria Martins foi a primeira ciclista nacional a entrar em competição nos Campeonatos da Europa, na disputa da prova de Scratch. A atleta portuguesa esteve sempre bem posicionada no grupo e, a 9 voltas do fim, seguiu um perigoso ataque de Eukene Larrate. O duo ibérico colaborou muito bem, o pelotão entreolhou-se durante algumas voltas e isso foi fatal!

O título estava na frente e, no sprint final, Tata não deu hipóteses. Quando arrancou, a portuguesa não resposta e pedalou para o título europeu, o primeiro da carreira entre as elites, com apenas 21 anos! Daria Pukulik completou o pódio à frente da campeã do Mundo Martina Fidanza.

Logo de seguida em competição Rui Oliveira na Corrida de Eliminação, uma corrida que contava com nomes muito importantes como Donovan Grondin e Elia Viviani, o atual campeão da Europa e do Mundo. Com uma corrida muito regular, o ciclista da UAE Team Emirates foi vendo os seus rivais serem eliminados. A correr para as medalhas, Oliveira eliminou Grondin e depois voltou a acelerar para eliminar Philip Heijnen. Portugal estava na luta por mais um ouro, só que no sprint final Tim Torn Teutenberg foi muito forte e sagrou-se campeão da Europa. Rui Oliveira foi um incrível 2º classificado!



Amanhã será dia para em mais competição para as cores nacionais. Pela manhã, Rodrigo Caixas estará presente na qualificação da prova de 1 quilómetro contra-relógio e, se terminar nos 8 melhores tempos, terá a final ao final do dia. Diogo Narciso, na Corrida por Pontos, e Maria Martins, na Corrida de Eliminação também estarão em competição amanhã.

By admin