A primeira etapa em linha da Volta a Romandia 2025 trazia no menu uma maratona de praticamente 200 quilómetros, num dia onde os 80 quilómetros finais eram relativamente acessíveis, depois de uma fase inicial complicada. Foi nas subidas do dia que Ben Zwiehoff e Gerben Kuypers emergiram como os mais fortes da escapada. Este duo andou na frente largos quilómetros, sendo apanhado a apenas 25 quilómetros do fim, após muito trabalho da Team Visma|Lease a Bike. O ritmo abrandou um pouco e só na aproximação a Fribourg é que o pelotão voltou a rolar a grande velocidade.
Os comboios eram curtos e sem grandes puros sprinters a desorganização era evidente. A INEOS Grenadiers preparou o sprint para o líder Sam Watson no entanto no momento mais importante apareceu a Arkea-B&B Hotels de Clement Venturini. A equipa francesa lançou o seu homem rápido da frente, só que na sua roda estava um supersónico Matthew Brennan. 200 metros para o fim, aceleração brutal do jovem britânico que, com tremendo à vontade, pedalou para a vitória em etapa. Aurelien Paret-Peintre e Artem Shmidt completaram um pódio bastante surpreendente.
Ivo Oliveira tentou imiscuir-se no sprint, terminando em 14º, com João Almeida e Nelson Oliveira a também chegarem no grupo principal. Para além da vitória em etapa, Brennan conseguiu arrebatar a liderança da Volta a Romandia, liderando com 3 segundos de vantagem para Watson e Oliveira.