A 3ª etapa da Volta ao Luxemburgo proporcionava o dia mais duro da competição, numa etapa com um difícil circuito final em Vianden, principalmente devido ao Montée de Niklosbierg (2,8 kms a 9,3%). 7 ciclistas formaram a fuga, hoje sem a presença da Efapel Cycling, ainda chegaram a ter 7 minutos de vantagem mas com a entrada no circuito decisivo ficaram sem qualquer hipótese de sonhar com o triunfo. Logo na primeira passagem aconteceram muitos ataques, com a UAE Team Emirates a chegar a ter 3 ciclistas num grupo intermédio.
A segunda passagem pela subida começou a decidir a etapa, com Richard Carapaz, Ben Healy, Tom Skujins, Mattias Skjelmose, Brandon McNulty, Jonathan Narvaez e Jordan Jegat a serem alguns dos homens a ficarem neste corte decisivo. Romain Gregoire ainda colocou a sua equipa ao trabalho, mas o líder da prova estava irremediavelmente afastado da luta. Quem também ficava era Healy, o irlandês não aguentou o ritmo na frente, depois de muito trabalhar para Carapaz.
Com tudo isto, ainda havia fuga, apanhada na última subida, com a UAE Team Emirates a liderar o grupo dos favoritos. Muita dureza, os ciclistas ficaram em vários grupos mas na descida voltou a haver junção. Hirschi chegou a estar descolado, reentrou, descansou um pouco e atacou. Últimos 6 quilómetros de forma isolada, o suíço criou uma pequena vantagem, aproveitando os 2 colegas que tinha no grupo perseguidor para desorganizar. 10 segundos à entrada do quilómetro final, mas com uma dura em paralelo pela frente.
A subida fez-se longa demais, o grupo foi-se aproximando aos poucos e, a 150 metros do fim, Skjelmose passou por Hirschi. Jegat ainda apanhou a roda do ciclista da Lidl-Trek, vinha em clara recuperação mas já era tarde. Vitória para o dinamarquês à frente de Jegat e McNulty a terminar em 3º a 2 segundos, tal como Narvaez e Brenner. Na geral, Skjelmose é o novo líder, com 4 segundos de vantagem para Jegat e 8 para McNulty. Tiago Antunes foi o melhor Efapel Cycling do dia, em 17º a 59 segundos e ocupa o mesmo lugar na geral a 1:09 da liderança.