Menu da semana #2 [27/01/20 – 02/02/20]

A última semana de Janeiro e o primeiro fim-de-semana de Fevereiro trazem ciclismo com fartura! Começou no dia de ontem e vai decorrer até ao próximo domingo a Vuelta a San Juan, na Argentina. Um pelotão com 6 equipas do World Tour e a Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel, composta por Frederico Figueiredo, César Martingil, Alejandro Marque, Ruben Simão, Alexander Grigoryev e Alvaro Trueba. Uma prova liderada por Rudy Barbier e que foi analisada detalhadamente, por nós, na respetiva antevisão.




O ciclismo continua pela Austrália, com uma nova clássica, a Race Torquay, uma clássica com um perfil bastante acessível, que contará com grande parte do pelotão presente no Tour Down Under, incluindo Sam Bennett, Elia Viviani e Caleb Ewan. As senhoras também terão a sua versão.

Já no fim-de-semana é hora para a Cadel Evans Great Ocean Road Race, no sábado para as senhoras e no domingo para os homens. Uma clássica em torno de Geelong, que tem terminado, maioritariamente, ao sprint, num grupo reduzido, onde os candidatos devem ser os mesmos que estiveram na luta pelo Tour Down Under. Uma antevisão detalhada da prova será publicada na véspera e que contará novamente com João Almeida na Deceuninck-Quick Step.

Também “Nuestros Hermanos” dão início à temporada velocipédica com o tradicional Challenge Maiorca, 4 clássicas em 4 dias na região de Maiorca. Duas provas deverão ser para os sprinters (Trofeo Ses Salines, Campos, Porreres, Felanitx e Trofeo Palma), a abrir e a fechar, com as duas restantes (Trofeo Serra de Tramuntana e Pollença-Andratx) a serem para os trepadores e homens mais completos.




É um formato totalmente diferente, onde as equipas podem selecionar um lote de mais de 10 ciclistas e vão escolhendo o alinhamento para cada dia consoante as características do traçado e dos ciclistas. Haverá um total de 5 equipas WT com nomes como Alejandro Valverde, Enric Mas, Rafal Majka, Emanuel Buchmann, Pascal Ackermann, Nils Politt, Dan Martin, John Degenkolb, Philippe Gilbert, o campeão do Mundo Mads Pedersen e Jasper Stuyven. Daniel Viegas é o único português pré-escrito, pela Kometa Xstra Cycling Team.

Mas as competições UCI não se ficam por aqui, já que no próximo Domingo abre o calendário francês com o Grand Prix Cycliste La Marseillaise. Anthony Turgis foi o último vencedor e todas as principais equipas francesas alinham com aspirações ao triunfo nesta clássica de 145 quilómetros com partida e chegada a Marselha. Anthony Turgis tentará defender o título, na prova que também contará com Lilian Calmejane, Valentin Madouas, Alexandre Geniez, Jesus Herrada e o português José Gonçalves.




Por fim, na Colômbia decorrem, ao longo da semana, os Campeonatos Nacionais de estrada e contra-relógio nas vertentes masculina e feminina.

 

, , , , , , , ,