O Tour of Colombia é o grande atractivo desta semana por várias razões. Primeiro, pela presença de vários nomes grandes desta modalidade, como Chris Froome, Julian Alaphilippe, Egan Bernal, Nairo Quintana, Fernando Gaviria, Alvaro Hodeg, Miguel Angel Lopez ou Rigoberto Uran. Segundo, pela presença de 1 equipa portuguesa e 5 ciclistas portugueses ao todo, a Efapel irá alinhar com Sérgio Paulinho, Joni Brandão, Rafael Silva, Bruno Silva, Fabricio Ferrari e Nikolay Mihaylov, enquanto que João Almeida será o dorsal 1 da Hagens Berman Axeon.

Por fim, e tal como se viu ontem na apresentação das equipas e ciclistas, existe uma grande “afición” e uma tradição de ciclistas na Colômbia. Espera-se que as estradas estejam repletas de pessoas, num ambiente escaldante que contará com 6 formações do World Tour. Não entraremos agora em detalhes relativamente ao percurso e aos favoritos, deixamos isso para mais logo com a nossa antevisão para esta prova.




Mas não há só o Tour of Colombia, ao todo serão 6 as provas UCI na próxima semana. Seguindo pela ordem cronológica, começa na Quinta-Feira o Tour de la Provence, em França. Serão 4 etapas: 1 contra-relógio individual de 9 kms para abrir e depois 3 jornadas todas elas com muita montanha. No ano passado tivemos um pódio totalmente gaulês, com Alexandre Geniez à frente de Tony Gallopin e Rudy Molard, e este ano teremos talvez o melhor conjunto de equipas de sempre para esta competição.

Um total de 9 equipas World Tour estará à partida: Ag2r La Mondiale, Astana, Groupama-FDJ, EF Education First, Movistar, Deceuninck – Quick Step, Team Sky, Team Sunweb e Trek-Segafredo, para além das muito competitivas equipas Profissionais Continentais. É complicado dizer favoritos, até porque as listas ainda não são oficiais, mas Tony Gallopin, Thibaut Pinot, Rudy Molard, Philippe Gilbert, Merhawi Kudus, Diego Rosa, Nicholas Roche, Warren Barguil, Lilian Calmejane e Guillaume Martin estão entre os maiores candidatos.




Dias 15 e 16 de Fevereiro, Sexta e Sábado, continua o ciclismo nas estradas espanholas com a Vuelta a Murcia. 1 etapa para os sprinters e outra para os trepadores, por esta ordem, é o menu. Espera-se mais um duelo entre Movistar e Astana (já no ano passado foi assim entre Luis Leon Sanchez e Alejandro Valverde). Veremos se mais alguém se consegue intrometer, já que Pello Bilbao, Simon Spilak ou Patrick Konrad estão em boa forma. Esta prova contará com 3 portugueses: Ricardo Vilela e Nuno Bico na Burgos-BH e Daniel Viegas na Polartec-Kometa.

No próximo Sábado começa também o Tour de Oman, que se estende para a próxima semana. Um percurso duro e tradicional, à semelhança de outros anos e mais um excelente alinhamento: 7 equipas World Tour e 11 Profissionais Continentais. Está no Tour de Oman o vencedor do ano passado, Alexey Lutsenko, tal como Nathan Haas, Greg van Avermaet ou Alexander Kristoff, que também ganharam etapas em 2018. Rui Costa será o líder da UAE Team Emirates numa prova que tem uma importância estratégica para a equipa, Jesus Herrada ou Domenico Pozzovivo são outros nomes pesados para a geral, mas também falaremos mais em detalhe desta competição mais à frente na semana.




Por fim, no próximo Domingo decorrem 2 clássicas. Em Espanha a Clássica de Almeria reúne um lote invejável de sprinters para o traçado acessível. Matteo Trentin, Timothy Dupont, Christophe Laporte, Jakub Mareczko, Marcel Kittel, Thomas Boudat, Pascal Ackermann, Nelson Soto e Lorrenzo Manzin são alguns dos homens rápidos presentes. Nuno Bico é o único ciclista português na lista provisória. Em Itália haverá o Trofeo Laigueglia, uma importante clássica para os ciclistas e equipas daquele país, com Moreno Moser a defender o título de 2018. À partida estarão somente 2 formações World Tour (ambas francesas), mas é a na selecção italiana que todos os olhos estarão, com Fabio Felline, Gianluca Brambilla e Giulio Ciccone. Muito ciclismo durante a próxima semana!

Foto: Efapel




By admin