Estamos no início de agosto e é tempo de começar a movimentar o mercado de transferências. Algumas equipas já anunciaram os primeiros reforços para a próxima temporada e há vários nomes interessantes a mudar de camisola. Uma das formações que, para já, melhor se movimentou foi a Alpecin-Premier Tech, que apresentou três reforços de uma só vez: Ivan García Cortina, Madis Mihkels e Casper van Uden. Os três chegam para reforçar, sobretudo, o bloco dos sprinters e das clássicas.
Vamos à análise detalhada.
Alpecin-Premier Tech aposta em três reforços
O espanhol Ivan García Cortina chega da Movistar, equipa que representou durante seis temporadas. Ao longo desse período, conseguiu vencer o Gran Piemonte, em 2022, e terminou no 9.º lugar da Volta a Flandres no ano passado. Cortina não é, no entanto, um ciclista conhecido pela regularidade. É capaz de apresentar grandes exibições, mas também de ter dias bastante abaixo do esperado. Na Alpecin-Premier Tech, deverá assumir sobretudo um papel de apoio a Mathieu van der Poel e Jasper Philipsen, podendo ainda ter liberdade para procurar os seus próprios resultados em determinadas corridas.
O estónio Madis Mihkels é um dos jovens sprinters e especialistas em clássicas mais promissores do pelotão. Com apenas 23 anos, chega da EF Education-EasyPost e apresenta uma margem de progressão bastante interessante. Apesar de ainda não ter vitórias este ano, conseguiu cinco top 10 no Giro d’Italia e, em 2024, conquistou a medalha de bronze nos Europeus. Na formação neerlandesa, deverá encontrar melhores condições para disputar sprints e clássicas, além de contar com uma estrutura reconhecida pela capacidade de desenvolver corredores deste perfil. Com a possível saída de Kaden Groves, Mihkels pode assumir um papel ainda mais importante no futuro da equipa.
Por último, Casper van Uden entra numa estrutura conhecida por potenciar sprinters. O neerlandês já demonstrou que sabe vencer ao mais alto nível, como comprovou com a vitória numa etapa do Giro d’Italia de 2025. Numa altura em que se fala da saída de Kaden Groves, a contratação do jovem corredor, que ainda pertence à Team Picnic PostNL, representa sobretudo uma aposta de baixo risco e elevado potencial. Se conseguir evoluir o seu posicionamento e ganhar maior consistência, pode tornar-se num dos sprinters mais interessantes do pelotão internacional.
Soudal Quick-Step em plena transformação
A Soudal Quick-Step também já se mostrou bastante ativa, tanto nas contratações como nas saídas.
Depois de três anos na equipa, Mikel Landa vai deixar a formação belga e regressar a casa. O destino só podia ser a Euskaltel-Euskadi. Já numa fase descendente da carreira, o ciclista basco chega para dar visibilidade à equipa, ajudar no seu desenvolvimento e, quem sabe, ainda conseguir alguns resultados de relevo. A qualidade não se perde de um dia para o outro.
Do lado das contratações, a primeira anunciada foi Tim Torn Teutenberg. O alemão, de 24 anos, deixa a Lidl-Trek à procura de mais oportunidades. É um ciclista bastante polivalente, capaz de sprintar bem, defender-se nos contrarrelógios mais curtos e adaptar-se às clássicas. A vitória na Paris-Roubaix sub-23 é uma das melhores provas do seu potencial. Numa Soudal Quick-Step que continua o seu processo de transformação, esta parece ser uma contratação lógica. Teutenberg procura dar uma nova vida à carreira e terá agora a oportunidade de assumir um papel mais relevante.
Já Lorenzo Milesi, antigo campeão do mundo de contrarrelógio sub-23, foi outra das contratações anunciadas. O italiano assinou um contrato de três temporadas, sinal claro da confiança que a equipa deposita no seu potencial. Milesi apresentou-se em grande nível no Giro d’Italia deste ano, não apenas no contrarrelógio, mas também nas etapas de montanha. Se continuar a sua evolução, pode tornar-se num corredor bastante interessante para provas por etapas de uma semana e com alguma dificuldade.
Mauro Schmid e Pavel Bittner dão novas armas à Pinarello Q36.5

A Pinarello Q36.5 Pro Cycling Team também já anunciou os primeiros reforços para a próxima temporada. A equipa de bandeira suíça garantiu a contratação de um dos melhores ciclistas do país: Mauro Schmid. Vindo de uma vitória numa etapa da Volta a França, Schmid está a viver o melhor ano da carreira. O suíço venceu também a Settimana Internazionale Coppi e Bartali e terminou no 2.º lugar da Flèche Wallonne e do Tour Down Under.
Com contrato para as próximas três temporadas, Schmid chega a uma equipa onde deverá ter mais protagonismo e liberdade para procurar resultados. Além disso, poderá tornar-se uma importante ajuda para Tom Pidcock nos principais objetivos da formação. É uma contratação que pode elevar claramente o nível da Pinarello Q36.5 e, ao mesmo tempo, permitir a Schmid dar mais um passo na sua afirmação enquanto corredor de referência.
Ontem, a equipa anunciou a chegada do sprinter Pavel Bittner. O checo tem apenas 24 anos e, depois de vencer uma etapa da Vuelta 2024, esperava-se que continuasse a evoluir até se afirmar como um dos grandes sprinters do pelotão internacional. No entanto, 2025 trouxe muitos pódios, mas nenhuma vitória, enquanto 2026 tem sido ainda mais complicado, acompanhando a época menos conseguida da Picnic PostNL. Uma mudança de ares poderá ser precisamente aquilo de que Bittner precisa para dar um novo impulso à carreira. Na Pinarello Q36.5, encontrará uma equipa muito focada na conquista de pontos UCI, onde poderá assumir um papel importante. Além da velocidade pura, o checo tem características que lhe permitem discutir algumas das clássicas mais acessíveis da Primavera, aumentando a sua utilidade para a formação suíça.
Santiago Buitrago é o novo líder da NSN

Outra movimentação interessante surgiu por parte da NSN Cycling Team. A equipa com licença suíça anunciou a contratação de Santiago Buitrago, encontrando assim um novo líder para as provas por etapas, uma das principais lacunas do atual plantel. Aos 26 anos, e depois de sete temporadas na estrutura da Bahrain, Buitrago procura dar um novo rumo à carreira, depois de um ano de 2026 que não está a correr como provavelmente esperaria.
O colombiano já demonstrou, contudo, ter qualidade para lutar pelos lugares cimeiros. Foi top 10 no Tour e no Giro, venceu etapas no Giro d’Italia e no Paris-Nice e é um trepador explosivo, capaz de fazer diferenças em chegadas mais seletivas. Na NSN, deverá encontrar um papel de liderança que lhe permitirá assumir maior responsabilidade. Se recuperar o nível que já mostrou anteriormente, Buitrago pode tornar-se numa das grandes figuras da equipa nas próximas temporadas.
Valentin Madouas troca de equipa em França
Para finalizar, a Cofidis anunciou a contratação de Valentin Madouas. O ciclista francês, que entrou como estagiário em 2017 na estrutura então denominada FDJ, vai mudar de ares dentro do ciclismo francês, numa transferência que parecia cada vez mais provável. Apesar de ter atravessado duas épocas bastante discretas, Madouas não perdeu a qualidade que o levou a conquistar o campeonato nacional francês em 2023 e a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
Na Cofidis, deverá assumir um papel de liderança nas Ardenas e nas clássicas francesas. Mesmo aos 30 anos, continua a ter capacidade para voltar a estar ao mais alto nível e protagonizar grandes exibições. Para uma equipa que procura somar pontos UCI e reforçar o seu estatuto no pelotão, Madouas pode revelar-se uma contratação importante. Para o próprio corredor, esta mudança representa uma oportunidade para relançar uma carreira que, nas últimas duas temporadas, ficou um pouco aquém das expectativas.