Primeira jornada em linha da Volta a Portugal 2025 com uma dura ligação entre 2 capitais de distrito, Viana do Castelo e Braga, com a chegada ao Sameiro. Foi uma saída “à portuguesa”, 51 quilómetros cumpridos na primeira hora e só depois disso estabeleceu-se uma fuga, e bastante diplomática por sinal, com representação de muitas equipas. Miquel Valls, Daniel Dias, Duarte Domingues, Samuel Boardman, Francisco Pereira, Francisco Morais e Aleksandr Grigorev constituam a escapada do dia. No pelotão apenas a Anicolor, por intermédio de Fábio Costa, estava empenhada em perseguir e manteve o grupo de 7 elementos quase sempre a menos de 2 minutos.
Com a aproximação do pelotão e da primeira passagem pelo Sameiro foi Valls a tentar a sua sorte e conseguiu uma vantagem superior a meio minuto face ao grupo perseguidor, que foi apanhado a 27 kms da meta. A primeira ascensão ao Sameiro foi marcada por ataques e contra-ataques, um dos protagonistas foi Hugo Nunes, que conseguiu escapar-se nos últimos metros. O combativo ciclista português teve a companhia de Daniel Lima e Joseba Lopez, com perseguição do Aviludo-Louletano no pelotão.
Daniel Lima insistiu e ganhou um espaço muito importante a rondar os 30 segundos, enquanto a Anicolor continuava com um estilo bastante agressivo, primeiro Artem Nych respondeu a um ataque, depois foi Pedro Silva a tomar a iniciativa. O corredor da Anicolor estava com a força toda e passou directo por Daniel Lima e tentava resistir à perseguição de Tiago Antunes, que saiu do pelotão com muita pujança. Foi tudo muito apertado, a Israel acabou por assumir as rédeas da corrida e apanhou os 2 portugueses já dentro dos 500 metros finais.
A luta principal foi pelo posicionamento, uma espécie de primeiro sprint e quem ganhou essa luta foi Nicolas Tivani, que com a sua explosão foi impossível de ultrapassar até ao risco de meta. Jesus David Pena foi 2º e conseguiu bonificar, algo importante na luta pela geral, Brady Gilmore fechou o pódio e deixou Artem Nych em 4º. Rafael Reis terminou no grupo principal e desta forma mantém a camisola amarela com 2 segundos de vantagem para Tivani.